Edição 2015

Evento acontece no Caic, na data em que se celebra o Dia Nacional do Surdo; programação prevê apresentações artísticas com uso de Libras

No próximo dia 26 de setembro celebra-se o Dia Nacional do Surdo. Por isso, em Vitória da Conquista, está agendada para essa data a culminância da 6ª edição do Projeto Ser Surdo: Libras nas Escolas. O evento começa às 14h30, no auditório do Centro Municipal de Educação Professor Paulo Freire (Caic) – a mesma escola onde atua a equipe do Atendimento Educacional Especializado para Alunos com Surdez (AEE).

Hoje, a Rede Municipal de Vitória da Conquista possui matriculados 16 alunos surdos, sendo quatro deles no Caic. Ali, o Projeto Ser Surdo está em andamento desde o início do atual ano letivo, quando começaram a ser oferecidas oficinas de Língua Brasileira de Sinais (Libras) a familiares e colegas dos alunos surdos.

A partir de setembro, essa programação foi reforçada com visitas a outras unidades de ensino municipais, nas quais também existem estudantes com surdez, a exemplo das escolas Lycia Pedral, Zulema Cotrim e Moisés Meira.

Ao longo de suas seis edições, o Projeto Ser Surdo já beneficiou entre 20 e 30 estudantes surdos que passaram pelo Caic. Segundo a professora de Libras, Milânia Bonfim, que coordena o projeto, o principal objetivo é valorizar a criança surda na própria língua que ela utiliza. “É para que ela se sinta valorizada na sala de aula e em casa, encontrando pessoas interessadas em aprender a língua dela para se comunicar”, explica Milânia.

Esse sentimento de “valorização” é o que se pretende para o dia 26, quando a comemoração será direcionada exclusivamente à comunidade escolar – o que inclui os alunos surdos, seus familiares e colegas ouvintes que estão aprendendo a se comunicar em Libras. A programação prevê apresentações musicais, esquetes de humor, balé e orações, tudo por meio da linguagem de sinais. “Será um evento de comemoração”, antecipa.

Data histórica – No Brasil, o Dia do Surdo é celebrado em 26 de setembro por ser essa a data de fundação do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), em 1857. A instituição, vinculada ao Ministério da Educação, é considerada o centro nacional de referência na área da surdez no Brasil.

Além do Dia Nacional do Surdo, o mês de setembro possui duas outras datas comemorativas voltadas para esse público: o Dia Mundial das Línguas de Sinais, no dia 10, e o Dia Internacional do Surdo, no dia 30.