Os pais enviaram as fotos de seus filhos fazendo as atividades

A Semana do Bebê é uma das principais estratégias do UNICEF para assegurar a atenção às crianças de até 6 anos de idade. Tem como objetivo tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento infantil uma prioridade na agenda dos municípios brasileiros. Através do Decreto nº 19.951, de 02 de dezembro de 2019, a Semana do Bebê passou a fazer parte do calendário das atividades de Vitória da Conquista.

Neste ano, a 5ª Semana do Bebê pôs em destaque o tema: Olhares para a primeira infância em tempos de pandemia. Dentro desta programação, a Secretaria Municipal de Educação realizou atividades remotas com os pais e alunos das escolas municipais e centros de Educação Infantil, utilizando materiais que abordam temas da infância como a importância do brincar e sugestões de atividades lúdicas para serem realizadas em casa, visando valorizar os direitos da criança durante a pandemia, tais como: a higiene pessoal, a importância da leitura, a psicomotricidade, entre outros.

“A criança aprende brincando e interagindo com diferentes linguagens, por isso, na Semana do Bebê propomos atividades lúdicas para as famílias desenvolverem com suas crianças – histórias, poemas, músicas – para a interação das mesmas com diferentes gêneros textuais, além de atividades de movimento corporal e muitas brincadeiras”, explicou a coordenadora de Educação Infantil, Júlia Castro.

Luciene Santos Nascimento, mãe de Eloisa (04) que estuda no Centro Municipal de Educação Infantil Frei Graciano, conta que esse ano foi muito difícil para todos devido a COVID-19, mas que sua filha tem participado de todas as atividades virtuais promovidas pelo Centro. “Felizmente minha filha gosta muito de estudar e essa semana foi bem especial, ela fez todas as atividades propostas e gostou muito da história do canguru, que explica a importância de todos sermos diferentes”, avaliou Luciene.

Segundo a professora Soane Marri, da turma dos alunos de cinco anos do Centro Municipal de Educação Infantil Gelásio Alves, esta foi uma semana de muita diversão através do lúdico, do brincar, de atividades voltadas para infância. “Foram atividades que despertaram muito os alunos, eles fizeram árvore, cabaninha, recebemos muitos vídeos, muitas fotos. A gente viu que foi um trabalho gratificante”, salientou Soane.