Nesta quarta-feira, 5 de fevereiro, comemora-se oDia Nacional da Mamografia. A data foi escolhida por ser o dia de Santa Ágata, considerada protetora contra doenças mamárias e padroeira dos mastologistas. A iniciativa partiu da necessidade de sensibilizar as mulheres sobre a importância da prevenção.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas no Brasil, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estádios avançados. Recentemente o país recebeu do Ministério da Saúde um investimento de R$ 4,5 milhões até 2014, com o objetivo de reduzir a mortalidade em consequência dos dois tipos de cânceres mais comuns entre as mulheres, útero e mama.

A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, sempre se preocupou em incentivar a realização do autoexame e do exame clínico como formas preventivas do câncer de mama. No município são realizadas mensalmente cerca de 1.300 mamografias pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Para ter acesso ao serviço basta procurar uma das unidades de saúde do municipio, lembrando que os enfermeiros das unidades também podem prescrever o exame. Em 2013, foram ofertadas 17.776 mamografias.

A doença atinge principalmente as mulheres entre 40 e 49 anos de idade por isso, neste período o exame de mamografia, que permite detectar o tumor em estágio inicial, deve ser realizado anualmente e, a partir dos 50 anos, a cada dois anos. Mulheres com familiares próximos que desenvolveram a doença antes dos 50 anos de idade devem realizar a mamografia a partir dos 35 anos uma vez por ano.