O dia 4 de Outubro é dedicado a um dos profissionais mais importantes quando o assunto é a saúde e o bem-estar da comunidade. Hoje é Dia do Agente Comunitário de Saúde (ACS), uma data especial para a Atenção Básica à Saúde em todo o Brasil, pois marca a aprovação, no ano de 1989, das leis que regulamentam esta e, também, a profissão de Agente de Controle a Endemias (ACE).

O decreto nº 3.189 atribuiu ao ACS a função de “desenvolver atividades de prevenção de doenças e promoção da saúde, por meio de ações educativas individuais e coletivas, nos domicílios e na comunidade, sob supervisão competente”. Anos depois, em 5 de outubro de 2006, foi sancionada a lei nº 11.350 que levou ao vínculo exclusivo dos ACS e ACE ao Sistema Único de Saúde (SUS) e à contratação por meio de processo seletivo.

Aqui em Vitória da Conquista, atualmente, existem centenas de agentes que, durante todo o ano, trabalham nas ruas, indo de casa em casa, realizando ações de conscientização, dando esclarecimentos, exterminando vetores de diversas doenças que podem matar. São agentes que cuidam da saúde de todos, que protegem e que ensinam a comunidade e se proteger de males como a hipertensão, o diabetes, a dengue, a chikungunya, o zika vírus, escorpiões e tantas outras ameaças. São eles que cuidam da saúde das crianças, dos jovens, dos adultos e também dos idosos.

Por isso, a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria de Saúde, presta uma homenagem mais do que merecida neste dia 4 de Outubro aos profissionais que prezam pela saúde pública de qualidade e, principalmente, pela vida de todo cidadão. Parabéns a todos os ACS e ACE que trabalham de sol a sol a favor do próximo!