Entre os dias 18 a 25 de dezembro se apresentarão no Natal da Cidade nomes como Sandra de Sá, Maria Gadú, Nando Reis, Luiza Possi, Erasmo Carlos, maestro Nenéu Liberalquino, entre várias outras atrações

O maior evento público do interior da Bahia e um dos maiores do Brasil já tem data e atrações definidas. Entre os dias 18 a 25 de dezembro, a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista realizará a 17ª edição do Natal da Cidade. A celebração é referência em todo país pela mistura cultural que perpassa desde o resgate às tradições natalinas, incentivo às manifestações populares, valorização de artistas locais à realização de shows de grandes nomes da música popular brasileira.

Para divulgar os artistas convidados desta 17ª edição, a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista promoveu nesta quarta-feira, 27, na Casa Memorial Régis Pacheco, uma coletiva de imprensa com a participação do prefeito Guilherme Menezes, do vice-prefeito Joás Meira, do secretário municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Gildelson Felício, do secretário de Comunicação, Nagib Barroso, e demais representantes da equipe de Governo.

Nagib Barroso, secretário de Comunicação

O lançamento oficial das atrações do evento mais esperado do ano começou com a apresentação da Filarmônica Municipal Maestro Vasconcelos, que neste ano completou 50 anos. Sob a regência do maestro Daniel Novaes e com a presença de músicos de todas as idades, a Filarmônica fez a abertura da solenidade aguardada com muita expectativa pelos participantes. “O Governo Participativo tem sempre pautado suas atividades com a riqueza de valorizar e reconhecer o que há de melhor na cultura popular brasileira, sempre misturando o erudito com o popular. Ficamos muito felizes em saber que Vitória da Conquista tem se consolidado nessa ação de coisas boas”, declarou o secretário de Comunicação, Nagib Barroso.

A mistura citada pelo gestor é evidenciada com força no Natal da Cidade. A riqueza da celebração pode ser vista em cada detalhe do evento, desde a presença dos artistas convidados aos espaços destinados exclusivamente às manifestações populares. Conforme o prefeito Guilherme Menezes, essa valorização da cultura popular marca a origem do Natal da Cidade. “Começamos o evento com o intuito de homenagear os cantadores de Reis, isso há dezessete anos. Eles estavam esquecidos. Assim, catalogamos e convidamos grandes artistas de Vitória da Conquista e de fora para homenageá-los. Essa foi a primeira razão do Natal da Cidade. Hoje, estamos no 17º ano com o mesmo vigor de antes e homenageando toda a população de Vitória da Conquista”, certificou o gestor.

Música de qualidade – Como já ocorre desde o início desses 17 anos de histórias, o Natal da Cidade representa um convite à população para apreciar o que há de melhor na música regional e brasileira. Neste ano, já na abertura, o público pode ver a qualidade musical de todo o evento.

O primeiro dia desta 17ª edição do Natal da Cidade contará com o show do cantor e compositor e um dos fundadores da Jovem Guarda, Erasmo Carlos. O carioca, autor de mais de 500 canções junto com o parceiro Roberto Carlos, subirá ao palco no dia 18 apresentando sucessos inesquecíveis na memória do brasileiro.

Ainda na mesma noite haverá apresentação de Duo Siqueira Limaum duo de violão formado pela uruguaia Cecília Siqueira e pelo mineiro Fernando de Lima. Os músicos misturam gêneros como clássico, barroco e música brasileira. A dupla se apresentou no I Festival Internacional de Violão realizado pela Prefeitura de Vitória da Conquista neste mês.

Com 30 anos de carreira, o cantor e compositor Nando Reis será o artista convidado da segunda noite do evento. Com um repertório que mistura desde o romantismo ao rock n’ roll, o cantor paulista embala sentimentos encantando um público de todas as idades, sobretudo os jovens.

No dia 20, será a vez da cantora e compositora Luiza Possi se apresentar em Vitória da Conquista. Com dez anos de carreira, a artista, filha da também cantora Zizi Possi, contagia o público com canções próprias e versões renovadas. O cantor e compositor Milton Nascimento, reconhecido mundialmente como um dos mais influentes e talentosos cantores e compositores da Música Popular Brasileira subirá ao palco do Natal da Cidade no sábado, 21, mesmo dia em que o público vai poder conferir ainda as apresentações de Wagner Tiso e Victor Biglione.

Outro grande convidado na programação deste ano é o maestro Nenéu Liberalquino, cujo talento é reconhecido internacionalmente. O maestro pernambucano se apresentará no domingo, 22. Nesse mesmo dia, também se apresentarão no show “Baile do Ben” os cantores Toni Garrido, Sandra de Sá e Margareth Menezes. Eles interpretarão, juntos, o repertório de Jorge Ben Jor.

No dia 23, a cantora, compositora e violinista Maria Gadú será a atração convidada da noite. Já no dia 24, haverá uma novidade internacional para o público do Natal da Cidade. A Prefeitura apresentará a cantora portuguesa Susana Travassos. A artista carrega um repertório que inclui o erudito e o popular com releituras de obras de célebres compositores brasileiros e portugueses, incluindo o conquistense Elomar Figueira.

Gildelson Felício, secretário municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer

Para fechar a grade de atrações com chave de ouro, no dia 25 a Prefeitura trará o cantor, violonista e percussionista brasileiro Renato Braz e o cantor baiano Luiz Caldas. No mesmo dia, haverá ainda, o tradicional Encontro de Ternos de Reis. “Estamos trazendo grandes convidados da música popular brasileira e internacional, que são indicações que a gente capta das pessoas da comunidade. Nosso objetivo é trazer música de qualidade e que agrada a todos os segmentos sem perder de vista a valorização aos nossos artistas regionais”, certificou o secretário municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Gildelson Felício.

Marcelo Lopes

Para o produtor cultural e editor de um site de cultura, Marcelo Lopes, a grade de atrações deste ano está aprovada. “Acho fantástica a possibilidade das pessoas terem acesso a bens culturais excelentes, com diferentes gerações dividindo o mesmo espaço, como Nando Reis e Milton Nascimento, e ao mesmo tempo com o cuidado com a música instrumental e atenção com a cultura popular”, acrescentou.

Ailton Fernandes

O jornalista Ailton Fernandes também avaliou positivamente a escolha dos artistas desta 17ª edição do Natal da Cidade, sobretudo por se tratar de uma celebração pública. “É um evento gratuito que alia a qualidade musical e que traz sofisticação para Vitória da Conquista, sendo muito além até mesmo de alguns eventos que a gente paga para participar”, assegurou.