Mais de 200 delegados já foram eleitos nas zonas urbana e rural de Vitória da Conquista

Congresso do Orçamento Participativo em 2011

A participação da sociedade na administração pública é um direito assegurado pelo Governo Municipal de Vitória da Conquista. Por meio do Orçamento Participativo (OP), os cidadãos participam da formulação das políticas públicas e fiscalizam de forma permanente a aplicação dos recursos públicos. Neste ano, o Orçamento Participativo está completando 17 anos.

Desde 1997, o Governo Municipal sempre pautou ações, projetos e políticas voltadas para uma ampla participação popular, com o intuito de proporcionar mais transparência e clareza dos atos públicos e estabelecer iniciativas que visam sempre à melhoria das condições de vida da população.

Plenária no Salobro com a participação de quase 170 pessoas

Neste ano não foi diferente. Ao longo dos primeiros 100 dias de Governo, deste novo mandato, celebrados na última semana, grandes conquistas já foram identificadas por meio do Orçamento Participativo.

Participação fortalecida – Desde o início das Plenárias do OP, no dia 2 de março, por exemplo, mais de 2 mil pessoas já compareceram às discussões, apresentando aos gestores municipais suas demandas, reivindicações e sugestões para obras e projetos direcionados para cada comunidade.

Plenária em José Gonçalves

De acordo com a Coordenação Municipal do Orçamento Participativo, 30 plenárias já foram realizadas nas zonas urbana e rural de Vitória da Conquista. Esse número, já corresponde a 50% do total de plenárias que serão realizadas nas mais diversas localidades do município. Ainda conforme a coordenação, mais de 200 delegados já foram eleitos para representar a comunidade durante o 10º Congresso do Orçamento Participativo, que será realizado no próximo dia 8 de junho.

João Alberto Rodrigues, coordenador do OP

Segundo o coordenador do OP, João Alberto Rodrigues, neste ano, observa-se uma grande adesão de lideranças comunitárias. “As pessoas estão comparecendo mais às plenárias, sobretudo, lideranças comunitárias de Associações de Moradores, mobilizadas pelo Movimento Unificado, que é uma entidade muito importante nesse processo”, certificou o gestor.

Plenária no bairro Zabelê

Controle social garantido – A participação popular fortalece no município os mecanismos de controle social e traz benefícios para toda sociedade e para os próprios gestores, na medida em que possibilitam mais informações acerca dos anseios da população.

Entre as ações realizadas pela Prefeitura, a partir das reivindicações dos moradores, estão construções e melhorias de escolas, unidades de saúde, praças, quadras poliesportivas, pavimentação, canais de drenagem, entre outras obras.

Quadra poliesportiva localizada no Espaço Comunitário de Lazer Idaildo Rodrigues Chaves

Neste ano, por exemplo, os moradores foram contemplados com a construção da ponte no Bruno Bacelar. A obra, que constitui um dos resultados das demandas do OP, permite acesso direto à Avenida Portugal, facilitando a vida de quem trafega pela localidade.