Reunião acontecerá nessa segunda, 25, e contará com a presença de representantes do Governo Municipal, CDL e Associação Comercial

A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, promove nessa segunda-feira, 25, às 16h30, uma reunião para discutir o sistema de ocupação rotativa de espaços nas vias e logradouros públicos para estacionamento de veículos automotores (Zona Azul). Estarão presentes no encontro, que acontecerá na sede da secretaria, representantes do Governo Municipal, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Associação Comercial e Industrial da Cidade (ACIVC).

“Essa reunião tem o objetivo de retomar as discussões acerca desse tema e concluir o edital para que este seja lançado. Na oportunidade, também será discutido o novo modelo de Zona Azul a ser implantado: se ainda será o de cartão de papel, o eletromecânico – com a utilização de parquímetro – ou o eletrônico”, explicou o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Luis Alberto Sellmann.

Ainda na perspectiva de conhecer o funcionamento desses modelos, a Prefeitura Municipal convidou técnicos especializados para apresentarem e fazerem demonstrações desses sistemas. A primeira dessas reuniões já está confirmada para o próximo dia 28 de fevereiro, a partir das 14 horas, com uma empresa que disponibiliza soluções inteligentes para acesso a produtos e serviços no ambiente urbano.

“Com base nesses estudos, nessas novas discussões, a Prefeitura concluirá o edital para que a gente implante em Vitória da Conquista um sistema de estacionamento rotativo que dê conforto, segurança e, principalmente, garanta a rotatividade de veículos estacionados nas vagas. Isso proporcionará acessibilidade ao centro da cidade”, concluiu o secretário.

Sobre a Zona Azul – O estacionamento rotativo no centro da cidade foi implantado em 2005. Na época, foi realizada uma licitação para concessão da administração do serviço, cuja empresa vencedora foi a Sinart, que operou a Zona Azul por cinco anos. Como o contrato era prorrogável, a Prefeitura ampliou o prazo por mais um ano, pelo período de outubro de 2010 a outubro de 2011. Entretanto, em setembro de 2011, mesmo com a possibilidade de nova prorrogação, a empresa rompeu o contrato com a Prefeitura antes do final do prazo do contrato aditivado.

Desde então, a Prefeitura tem empreendido todos os esforços para elaborar um novo edital referente à contratação da empresa que vai operar o sistema, inclusive, realizando discussões com a sociedade civil organizada.