Cultura
Postado em 23 de dezembro de 2018 as 12:30:49
O brilho e a alegria do Natal mais uma vez tomaram conta da Praça Tancredo Neves, que neste sábado (22) contou com vozes femininas encantando o público. No palco, Marcelly Cillani, Narjara Paiva, Jeanna Lopes e Marlua abriram os shows da noite interpretando canções de divas da MPB.
“Vitória da Conquista tem um cenário rico de mulheres musicistas e empoderadas e nos juntamos para expressar isso”, disse Marcelly Cillani. Narjara Paiva mencionou a alegria de cantar no Natal Conquista de Luz. “Para nós é um prazer enorme participar desta festa que reúne famílias. É muito gratificante trazer musicalidade e cultura para essas pessoas”.
Em seguida, mais uma vez no Natal Conquista de Luz, Rosa Aurich encantou os presentes celebrando o amor com um show reflexivo e romântico. Sobre a oportunidade de participar da festa e a valorização dos músicos locais, a artista declarou: “a cultura de um lugar também fomenta a economia e valoriza artistas de todas as formas de produção, não somente músicos. Fico muito feliz de ser convidada mais uma vez para participar de uma festa tão bonita, com pessoas que têm carreiras tão belas”.
Fechando a programação da penúltima noite do Natal Conquista de Luz, a cantora e compositora Tainah interpretou canções eternizadas por Maysa Matarazzo. “Você e Eu”, “Eu não existo sem você” e “Dindi” foram alguns dos sucessos apresentados. Dona de uma voz marcante e premiada pelo Festival de Música Educadora FM e pelo Prêmio Caymmi de Música, Tainah destacou sua participação pela primeira vez no Natal Conquista de Luz: “as nossas raízes têm se perdido e essa é uma oportunidade de nos lembrarmos dos grandes compositores, dos grandes ícones da Música Popular Brasileira. O projeto também chama a atenção pelo nome, que é lindo e é aquilo que eu acredito, pois vivo pra cantar nessa luz, a começar por mim tendo luz na minha própria vida e levando luz para cada um que me ouvir”.

Maiane Almeida, com o esposo Deivid e o filho Bernardo
Além dos shows e iluminação da Praça Tancredo Neves, o colorido e religiosidade do terno de reis Rei dos Reis, do distrito de Pradoso, e o presépio de Mestre Geraldino, remontado pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, também foram atrações e mais uma forma de resgate das tradições populares típicas desta época do ano. “Acho relevante à iniciativa de não deixar a tradição morrer com manifestações culturais e músicas de boa qualidade”, avaliou a dona de casa, Maiane Almeida. E Nailde Pereira, que mora em Cândido Sales, completou: “infelizmente com as tecnologias, as pessoa acabam se esquecendo da beleza presente nas coisas mais antigas”, disse enquanto admirava o presépio de seu Geraldino.

Nailde Pereira, a esquerda, com a filha Nina, e o genro Henry