Imagine contar com um serviço de atenção à saúde bucal que chega até os locais de mais difícil acesso da zona rural e urbana do município para atender a população. Ele já existe: é o Odontomóvel. Sobre quatro rodas, esse serviço tem percorrido estradas de toda região de Vitória da Conquista, promovendo a saúde bucal e resgatando a autoestima de muita gente que busca por atendimento.

A equipe do serviço, formada por cirurgião dentista, auxiliar de saúde bucal e condutor, realiza cerca de 200 atendimentos mensais. Em pouco mais dois anos, já foram mais de 5 mil atendimentos e procedimentos feitos na zona rural, bem como na zona urbana.

“O atendimento da unidade móvel odontológica funciona justamente para atender o público que tem uma dificuldade de acesso. Então, normalmente são localidades muito distantes da zona rural, em que é muito dispendioso o paciente sair de casa para ir até a unidade de saúde de referência. Além de algumas situações em que nós vamos até unidades de saúde da zona urbana, em que a população do bairro cresceu e o posto, às vezes, não consegue dar conta da grande demanda. Então, levamos o serviço para suprir essa necessidade e prestar um suporte”, explica o cirurgião dentista Tiago Martins, profissional responsável pelo serviço.

Alexandra Almeida, moradora do bairro Miro Cairo, tem contado com o serviço do Odontomóvel para cuidar da saúde bucal da família: “Minha filha Graziela já fez canal e a minha neta Ane Karolainy está fazendo restauração e limpeza. Eu não tenho do que reclamar. Atendimento perfeito e o tratamento também”, conta.

Ane Karolainy realizou procedimentos de restauração e preventivo no Odontomóvel

Feliz, a pequena Ane Karolainy, de 8 anos, exibe um sorriso de satisfação após o atendimento feito pela equipe do Odontomóvel: “Outro dia, eu já coloquei uma massinha em um dente e hoje eu vou colocar em outro dente. Ele fez direitinho e eu achei bom”.

Nas localidades da zona rural com cobertura da Atenção Básica, os Agentes Comunitários de Saúde realizam triagens dos pacientes a fim de identificar as necessidades e solicitar o atendimento itinerante. Os pacientes com quadros mais complexos, que necessitam de atendimento especializado, recebem o encaminhamento para o atendimento na unidade de referência.

Todos os procedimentos são feitos dentro do Odontomóvel, principalmente casos de urgência, cirurgias de extração, restaurações e limpeza preventiva. “Quando o paciente entra aqui, a primeira pergunta que fazemos a ele é qual a maior demanda dele, então se ele está com dor o objetivo é aliviar esse sintoma. Quando não há uma queixa urgente, trabalhamos a parte da prevenção e ele recebe escova, fio dental, creme dental e recebe todas as orientações de higiene bucal”, pontua o cirurgião dentista.

A equipe do Odontomóvel se soma ao trabalho de 40 equipes de saúde bucal das unidades de saúde da família, além de mais 7 unidades básicas de saúde que prestam atendimento odontológico para garantir que os serviços de saúde bucal alcancem toda população do município.