Nas últimas três décadas, o número de idosos dobrou no mundo. Em 2050, a população mundial de pessoas com idade superior a 60 anos chegará a aproximadamente de 2 milhões, o que significará uma importante mudança no perfil demográfico do mundo. Pensando nisso, o Dia do Idoso, comemorado nesta sexta-feira, 27, serve para conscientizar toda a população sobre a importância das mudanças de atitudes para com os idosos.

Ivone Novaes, coordenadora municipal do Programa

Para celebrar essa data, a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio do Programa Vivendo a Terceira Idade, vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), preparou uma série de atividades entre os dias 24 de setembro e 1º de outubro. Nesta manhã, 27, foi realizada uma caminhada com idosos de diversos programas, com a saída da Praça Orlando Leite, mais conhecida como Praçinha do Gil.Segundo a coordenadora municipal do Programa Vivendo a Terceira Idade, Ivone Novaes, esta caminhada é mais uma atividade em comemoração do Dia do Idoso. “Estamos reunindo os idosos do Sesc e do Cras, além dos participantes do Programa Vivendo a Terceira Idade, que está na ativa há dezesseis anos, sempre comemorando o Dia do Idoso”, explicou Ivone.

Julieta Santiago

Maria Aparecida

Julieta Santiago participa do Vivendo a Terceira Idade há três anos e conta que acha o programa uma maravilha. “Já participei de um no Rio de Janeiro, mas este aqui é ainda melhor. Participei de todas as atividades durante a semana. Estou aqui hoje na caminhada e vou para o baile na terça-feira, mesmo sem saber dançar, só sei sambar”, contou animada.

Também empolgada com a caminhada e dançando ao som das antigas marchinhas de carnaval, Maria Aparecida Soares afirma que está gostando muito das atividades. “Já tivemos palestras, feira de saúde e é tudo muito bom”, diz.

Ao final da caminhada, todos se reuniram na Praça 9 de Novembro, onde aconteceu uma apresentação de coral e foram oferecidos vários serviços na área da saúde.