O Vivendo a Terceira Idade, programa desenvolvido pela Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, iniciou, na tarde desta segunda-feira, 19, as festividades do Mês do Folclore. A atividade ocorreu no auditório do Centro de Convivência do Idoso.

Maria Ivone Novais

Nesta primeira tarde, cerca de 30 idosos participaram de dinâmicas de grupo, nas quais contos e lendas folclóricas eram partilhados por membros do grupo. “O objetivo é promover uma integração entre eles, por meio de uma participação autônoma, em que os membros do grupo têm a oportunidade de trocar conhecimento”, disse a coordenadora do programa, Ivone Novais.

Maria do Carmo

Para Maria do Carmo, que há dez anos está no programa, o encontro é importante porque proporciona uma atividade de lazer entre os idosos. “Está sendo muito legal, estamos nos divertindo muito”, comentou.

As atividades seguem até o próximo dia 30 de agosto, e, a cada tarde, um dos nove grupos de convivência participará da programação no Centro de Convivência do Idoso. Já no dia 27, os idosos do programa participarão da Festa do Folclore e do Baile Musical a partir das 16h, na Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB).

Além dessas ações temáticas, diversas atividades são realizadas durante a semana, a exemplo das oficinas de teatro e de coral. Os integrantes dos grupos de convivência participam ainda dos cursos de pintura e artesanato. Criado em 1997, o Vivendo a Terceira Idade busca a valorização do idoso. O programa que começou com 350 idosos atende hoje cerca de 500 pessoas.