Notícias
Postado em 27 de dezembro de 2023 as 16:26:18
O ano de 2023 para a saúde municipal foi marcado por muitas mudanças que trouxeram melhorias e avanços importantes. Novos equipamentos foram entregues à população, mais investimentos foram feitos e processos de trabalho foram reorganizados, no sentido de qualificar a assistência em Vitória da Conquista.
O impacto foi sentido, inclusive, na melhoria dos indicadores de saúde do programa federal Previne Brasil – que avalia a qualidade da assistência à população – colocando o município em 3º lugar no ranking nacional entre os municípios com mais de 350 mil habitantes, e 1º no estado do Nordeste entre os municípios de grande porte.
O secretário municipal de Saúde, Vinícius Rodrigues, lembrou que apesar dos inúmeros desafios, a exemplo dos recursos insuficientes, muitos avanços foram conquistados. “Foi um ano que nos dedicamos ao fortalecimento da Atenção Básica, oferecendo mais atendimento à nossa população e os números estão aí para provar isso. Criamos novas estruturas, evoluímos bastante na marcação de exames, estreitamos a conversa com os outros entes responsáveis pela Saúde em níveis estadual e federal”, afirmou Vinícius.
Atenção Básica mais forte
Buscando ampliar a cobertura da Atenção Básica na zona urbana e rural do município, mais 18 equipes de Saúde da Família e da Atenção Primária foram credenciadas, passando de 50 para 68 equipes de atendimento. Também foram contratados 28 novos médicos, totalizando 80 profissionais para compor as equipes e garantir o atendimento em 100% das unidades de saúde, que hoje estão totalmente informatizadas com o Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC).
Tudo isso fez com que a cobertura da Atenção Básica subisse de 64%, em 2022, para 73%, em 2023. Isso refletiu no aumento da produtividade, pois, neste ano, o percentual de consultas médicas cresceu em 47% e a média de atendimentos gerais nos postos de saúde subiu para 220 mil por mês.
Investimentos em infraestrutura
- Antiga sede da USF Jardim Valéria III
- Sede atual da USF Jardim Valéria
A Unidade de Saúde da Família Jardim Valéria III foi reinaugurada em um novo espaço, mais amplo e adequado para atendimento da comunidade. Já para os moradores dos Condomínios Residenciais das Rosas, América Unida, Europa Unida e Vivendas, foi entregue a nova Unidade Primavera, realizando uma média mensal de 440 atendimentos médicos, além dos demais serviços básicos de saúde.
As novas instalações da base do Samu 192, situadas na Avenida Integração, no bairro Brasil, também foram inauguradas neste ano. Além da localização estratégica, o espaço amplo oferece uma melhor estrutura de trabalho para a equipe, que recebeu, neste ano, 120.026 chamadas e prestou 12.080 atendimentos à população.
Outro grande destaque foi a inauguração do Facilita Saúde, que reúne os serviços da Central de Regulação, a Farmácia da Família II, o Tratamento Fora do Domicílio (TFD), o setor de AIH/APAC e mais uma unidade do Cartão SUS. Localizado na praça Vitor Brito, em um ponto estratégico do Centro da cidade, a poucos metros da Estação de Transbordo Herzem Gusmão e das paradas de ônibus da zona rural, o Facilita Saúde já prestou mais de 25 mil atendimentos em 60 dias de funcionamento e trouxe mais resolutividade no atendimento aos pacientes, evitando que circulem por diversos pontos da cidade para conseguir suas demandas.
Ainda está em andamento a construção da sede própria da Unidade de Saúde da Família Patagônia, com a obra em mais de 30% executada, em uma área de 1.650 metros quadrados, com a previsão de ser entregue até agosto de 2024. Logo, também serão entregues a reforma e ampliação da Unidade de Saúde da Família do Simão; a nova sede da Unidade de Saúde da Família Lagoa das Flores I; e a nova sede do Caps II, que ganhou um espaço próprio na Av. Régis Pacheco.
Ampliação da assistência especializada
Mensalmente, o município investe mais de R$ 2,5 milhões, com recursos próprios, nos serviços de Regulação, incluindo urgência e emergência, para garantir assistência à saúde para a população conquistense.
Foi neste ano que a Central de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), bateu o recorde de marcação de consultas, exames e procedimentos, com quase 100 mil marcações em um único mês. Esse recorde foi alcançado em março e vem se repetindo mês a mês, totalizando mais de 971.297 mil até novembro deste ano. Até dezembro, será ultrapassada a marca de um milhão de agendamentos.
Também buscando ampliar a oferta e solucionar a demanda reprimida nas unidades de saúde, em maio de 2023, o Governo Municipal criou mais duas novas salas para a execução do exame de eletrocardiograma (ECG) na rede municipal de saúde. Uma delas funciona no Cemae, e a outra, na Prefeitura da Zona Oeste. Até este mês de dezembro, mais de 5 mil exames de eletrocardiograma já foram realizados nas novas salas, resolvendo a demanda de cerca de 4 mil solicitações de pacientes que aguardavam pelo procedimento.
Reconhecimento
Neste mês de dezembro, Vitória da Conquista foi a única cidade da Bahia a receber, do Ministério da Saúde, o Certificado de Eliminação da Transmissão Vertical do HIV e o selo Prata de Boas Práticas Rumo à Eliminação da Transmissão Vertical da Sífilis. Isso é resultado de uma rede de saúde bem articulada que tem conseguido cumprir todas as boas práticas na assistência à gestante no CAAV, com o pré-natal, parto, puerpério e acompanhamento da criança, pois, desde 2007, o município não registra casos de crianças que nasceram contaminadas pelo HIV.
Até o mês de novembro, as Farmácias da Família distribuíram 23.449.955 unidades de medicamentos a mais de 115 mil pacientes atendidos no serviço. Esse trabalho resultou também no destaque em revista internacional, com a experiência do Cuidado Farmacêutico, por meio de uma pesquisa realizada nas Farmácias da Família, que avaliou o uso do Point Of Care Testing (POCT) para dosagem de hemoglobina glicada na rotina das Farmácias da Família, como ferramenta para rastreamento de pacientes com suspeita diagnóstica de diabetes mellitus ou pacientes com diagnóstico, mas sem controle adequado.
Para o ano que vem, muito ainda será feito. “Foi um ano de muito ganho para a saúde e já temos projetos novos em andamento, que começarão a ser executados em 2024, pois estamos trabalhando forte para trazer mais qualidade em saúde para a nossa população”, finalizou o secretário.