A Prefeitura de Vitória da Conquista, Sesi, Senac, Sesc e Sebrae vão realizar, no próximo dia 26, a Jornada da Cidadania – mutirão de serviços voltados para as famílias afetadas pelas chuvas do fim de ano. Representantes do Governo Municipal e das instituições definiram pontos da promoção em reunião na sexta-feira (4), na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes).

A iniciativa da jornada partiu do Governo Federal que, por meio dos ministérios da Cidadania e da Mulher, Família e Direitos Humanos, mobilizou a Prefeitura e as instituições para fornecerem seus programas nas áreas de saúde, lazer, empreendedorismo e atendimento a programas sociais. No ambiente amplo em que funciona a Prefeitura da Zona Oeste, no Espaço Cultural Glauber Rocha, bairro Brasil, será montada a estrutura para acomodar os participantes e a Semdes será a responsável pela divisão das tarefas e distribuição das senhas para as oficinas, cursos, serviços e atividades que acontecerão das 9h às 15h.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Social, Michael Farias, o evento foi elaborado para atender prioritariamente as vítimas das chuvas, entretanto, outros atendidos pelo Sistema Único de Assistência Social (SUAS) poderão participar. “O governo federal, em uma articulação com a Prefeitura, entendeu a necessidade de criar uma estratégia de ajudar as famílias afetadas pelas chuvas. O município fornecerá toda a infraestrutura necessária para a Jornada da Cidadania, bem como para outras ações a serem realizadas com estes parceiros”, afirmou Michael.

Para a Gigiane Ferraz, representante do Serviço Social do Comércio (Senac), envolver setores públicos e privados em ações de cidadania é uma iniciativa sempre eficaz principalmente em momentos de crise e dificuldade. “Essas pessoas terão acesso a cursos de qualidade, que vão ajudar suas famílias a se desenvolver financeiramente. Ao mesmo tempo poderão também cuidar da saúde, da estética e ter momentos de lazer”, ressaltou a representante.

Na próxima quarta (9), os representantes de cada organização, acompanhados por gestores da Semdes e das secretarias municipais de Saúde e Desenvolvimento Econômico, farão um novo encontro no Espaço Glauber Rocha para discutirem detalhes do evento.