Folia será baseada nos antigos carnavais de rua da cidade

Quem não for viajar durante o feriado poderá curtir o Carnaval aqui mesmo em Vitória da Conquista. A folia da cidade será baseada nos antigos carnavais de rua, que mobilizavam a população antes do advento das micaretas. As principais características são a gratuidade e o acesso democrático à diversão. Não haverá cordas de isolamento, tampouco abadás. Os foliões terão opções desde o sábado, 9, até a terça-feira, 12, com o bloco carnavalesco Curtaki e o cortejo afro Omolu Asé. Ambas são iniciativas populares apoiadas pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer.

Criado por Gilmar Gama e Dillan Júnior como um resgate do clima dos antigos carnavais de Vitória da Conquista, o bloco Curtaki chega, em 2013, à sua segunda edição. Na estreia, no carnaval do ano passado, conseguiu reunir cerca de 2 mil foliões nas ruas centrais da cidade. Agora, o bloco chega mais encorpado, com minitrio elétrico, guitarra baiana e a banda Curtaki, além do maestro Seca Gás e sua Banda de Sopro.

O cortejo afro Omolu Asé é uma autêntica manifestação do Movimento Negro. A começar pelo nome, extraído no dialeto yoruba, e que significa “Força, Filho de Deus”. Como atrações, o cortejo traz Marujada e As Negras do Beco, dois grupos dedicados à percussão, ao samba reggae e ao samba de roda. Haverá ainda manifestações de capoeira e baianas de acarajé, além de representantes de terreiros e do movimento hip hop.

Conheça a programação completa.

9/2 – Lavagem da Alameda Ramiro Santos (entre as praças Barão do Rio Branco e 9 de Novembro)
Horário – 11h

10/2 – Primeiro desfile do bloco Curtaki
Percurso: O bloco sairá da Concha do Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, passando pela Avenida Siqueira Campos e pela Travessa Zulmiro Nunes (“Beco”), até chegar à Praça Barão do Rio Branco
Horário – 15h

11/2 – Cortejo Afro Omolu Asé
Percurso: O cortejo estará concentrado em frente à Casa Memorial Régis Pacheco. Em seguida, descerá pela Praça Tancredo Neves, passando pela Barão do Rio Branco, contornando o Monumento ao Índio e finalizando na Travessa Zulmiro Nunes (“Beco”)
Horário – 15h

12/2 – Segundo desfile do bloco Curtaki
Percurso – O mesmo do dia 10
Horário – 15h