Vitória da Conquista sediou oficina de apoio à implantação do Cuidado Farmacêutico na Atenção Básica
Notícias
Postado em 30 de março de 2023 as 11:08:28
A experiência com o serviço do cuidado farmacêutico na rede municipal de Saúde de Vitória da Conquista, que é um dos 20 municípios polo do projeto no país, foi utilizada para a formação dos farmacêuticos de outros municípios da macrorregião de saúde da região Sudoeste, em uma Oficina de apoio à implantação do Cuidado Farmacêutico na Atenção Básica.
A atividade aconteceu na terça-feira e ontem (29), e foi promovida pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC) – por meio de uma parceria entre o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde e financiamento do Ministério da Saúde, pelo Proadisus – e conduzida pelo farmacêutico da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Pablo Maciel, que também é consultor técnico do projeto.
A oficina foi mais uma etapa de apoio aos municípios para treinamento do Método Clínico a ser utilizado pelos farmacêuticos no atendimento dos pacientes. “Vitória da Conquista é o município polo da macrorregião por ter o serviço já estruturado e a experiência de êxito na área. Já existe o Cuidado Farmacêutico implantado nas Farmácias da Família e agora está em expansão para as unidades de saúde”, enfatizou Pablo.
O Projeto Cuidado Farmacêutico tem como principal objetivo fomentar a implantação desse serviço na rede de Atenção Básica dos municípios brasileiros, com o intuito de apoiar a equipe de saúde, no sentido de identificar problemas relacionados a tratamento medicamentoso dos pacientes e resolvê-los, para melhorar o controle das doenças crônicas e a qualidade de vida dessas pessoas.
A participação do farmacêutico dentro da equipe de saúde nesse processo de acompanhamento dos pacientes com doenças crônicas é mais um reforço para auxiliar na produção do cuidado e garantir mais efetividade dos tratamentos.