Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
Postado em 17 de fevereiro de 2014 as 09:43:24
Vitória da Conquista foi uma das nove cidades do interior do estado escolhidas para sediar a 3ª Bienal de Arte da Bahia. A Bienal, que será realizada entre os meses de maio e setembro deste ano, contará com exposições e atividades educativas que vão ocupar diferentes espaços culturais e sociais da capital e do interior.
Intitulada “É tudo nordeste”, a Bienal tem como objetivo aproximar a produção cultural e artística da região de outros importantes pontos, como a condição geográfica e a construção histórica. Além disso, o evento busca fazer um resgate histórico, já que a última edição foi realizada em 1968.
Naquela ocasião, a Bienal foi fechada dois dias após a abertura. Após um mês, foi reaberta com dez obras a menos, consideradas subversivas pelo Regime Militar. Desde então, as Bienais Nacionais de Artes Plásticas da Bahia, ou apenas Bienais da Bahia, não ocorreram mais.
A primeira edição do evento, denominada 1ª Bienal Nacional de Artes Plásticas, foi realizada em 1966. A proposta era descentralizar a produção de arte no Brasil, ao mesmo tempo em que afirmava o diálogo do cenário baiano e nordestino com as obras e os artistas nacionais.