Nos dias 8 e 9 de abril, os gestores das secretarias de saúde da região sudoeste participam da Oficina de Implantação/ Implementação da Rede de Atenção à Saúde (RAS). O encontro, promovido pela Secretaria Estadual de Saúde da Bahia (Sesab), tem por objetivo fornecer subsídios para construção dos Planos de Ações Regionais, de forma coletiva e participativa.

O evento acontece no auditório da Escola de Formação em Saúde da Família e conta com participação dos técnicos da Sesab. Durante a programação, serão implantadas Comissões Intergestoras Regionais para pactuação das redes temáticas: Rede de Urgência, Rede Cegonha e Rede de Atenção Psicossocial.

Durante a abertura do evento, a diretora da 20a Diretoria de Saúde (Dires), Marilene Ferraz, falou da importância da participação das seis Dires que fazem parte da região sudoeste. “Nós estamos aqui para acompanhar de perto a implantação da RAS em cada município e esperamos contar com participação de todos”.

Já a subsecretária de Saúde do Estado da Bahia, Suzana Ribeiro lembrou a importância da adesão dos municípios. “A portaria 4.289/2010, que estabelece as diretrizes para organização das redes, esclarece que o Ministério da Saúde só liberará recursos futuramente para os municípios organizados em redes”.

Na oportunidade, a diretora da Atenção Básica, Dayse Matos, que na oportunidade representou a secretária municipal de Saúde, Márcia Viviane de Araújo, falou da importância de Vitória da Conquista sediar esse importante evento para gestão da saúde. “Nós esperamos que a formação da RAS possa dinamizar as ações de saúde já implantadas em nosso município e em toda região Sudoeste”.

Sobre a RAS: A rede caracteriza-se pela formação de relações horizontais entre os pontos de atenção com o centro de comunicação na Atenção Primária à Saúde (APS), pela centralidade nas necessidades em saúde de uma população, pela responsabilização na atenção contínua e integral, pelo cuidado multiprofissional, pelo compartilhamento de objetivos e compromissos com os resultados sanitários e econômicos.

O seu objetivo é promover a integração sistêmica de ações e serviços de saúde, com provisão de atenção contínua, integral, de qualidade, responsável e humanizada, bem como incrementar o desempenho do sistema em termos de acesso, equidade, eficácia clínica e sanitária; e eficiência econômica.

(com informações: http://portal.saude.gov.br/portal/saude/Gestor)