A prefeita Sheila Lemos estará presente na 1ª Conferência Intermunicipal do Meio Ambiente, promovida na sexta-feira (29), no Centro Cultural Glauber Rocha, pelo Consórcio Intermunicipal do Vale do Rio Gavião (CIMA-Civalerg). O evento vai abordar o tema geral “Emergência climática: o desafio da transformação ecológica”, trazendo discussões pertinentes à realidade dos municípios do sudoeste baiano.

Além do Civalerg, a organização da CIMA envolve a Prefeitura de Vitória da Conquista e outras instituições, públicas e privadas, que se dedicam ao fortalecimento da agenda ambiental e à construção de soluções para os desafios globais, como Alimentos Tia Sônia, Chico Paleta, Espaço Laser, Sebrae, Grupo Ladeia, Queijo Oriente, Teiú e ZAB.

Entre os principais objetivos do evento, incluem-se a consolidação de uma agenda de mitigação das mudanças climáticas, alinhada com o compromisso global de limitar o aumento das temperaturas no planeta, o incentivo à adoção de medidas de adaptação pelas cidades do sudoeste e a inclusão das populações em situação de vulnerabilidade climática. A CIMA-Civalerg também será um evento preparatório e responsável por eleger os delegados que deverão representar a região na 4ª Conferência Estadual do Meio Ambiente (4ª CEMA), que será realizada nos dias 11 e 12 de março de 2025, em Salvador, com o tema “Emergência climática: o desafio da transformação ecológica”.

Programação

A abertura oficial, a partir das 8h, terá a formação da mesa, com autoridades como o presidente do Civalerg, Frederico Vasconcelos, o diretor da entidade, Roberto Herbert, e a coordenadora da Superintendência de Políticas e Planejamento Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente do Estado da Bahia (Sema), Neildes de Souza Santana.

Em seguida, haverá uma palestra com Sarah Rabelo, mestre em Engenharia Ambiental, sobre o tema “emergência climática”. Posteriormente, serão formados os grupos temáticos, cujas propostas serão discutidas posteriormente em discussão aberta.

Cinco eixos temáticos serão postos em discussão pelos grupos: 1) Mitigação: redução da emissão de gases de efeito estufa; 2) Adaptação e preparação para desastres: prevenção de riscos e redução de perdas e danos; 3) Justiça climática: superação das desigualdades; 4) Transformação ecológica: descarbonização da economia com maior inclusão social; e 5) Governança e educação ambiental: participação e controle social.

A programação prevê a realização de oficinas e dinâmicas de grupo sobre os temas explorados no evento. Logo depois, serão eleitos os delegados que irão representar cada grupo temático. Por fim, haverá debates entre especialistas a respeito dos desafios e oportunidades da gestão ambiental e a apresentação de vídeos sobre o tema, na cúpula do Planetário Professor Everardo Públio de Castro.

A programação completa pode ser conferida neste link.