Este domingo, 27, amanheceu mais empolgante em Vitória da Conquista para os amantes do esporte. O município, distante pouco mais de 500 km de Salvador, sediou o Campeonato Brasileiro de Mountain Bike. Cerca de 600 ciclistas vieram de vários lugares do país para participar da Maratona 2017. Com percursos de 30, 50 e 80 km, a largada e a chegada da competição aconteceram na Arena MiraFlores.

“Esse campeonato tem etapa única e, este ano, foi realizado na Bahia, sendo uma honra trazê-lo para Vitória da Conquista. A área é muito boa, propícia pra isso, e o apoio da Prefeitura foi fundamental”, declarou o presidente da Federação Baiana de Ciclismo, Orlando Schimidt.

Para a realização do evento, a Prefeitura Municipal ofereceu todo o apoio necessário, como patrolamento do acesso inicial da área da competição, ambulância, apoio técnico da Coordenação de Esportes. “Esse evento ter sido realizado em Vitória da Conquista foi muito bom para a cidade. Faz com que o movimento que existe na cidade desde 92, cresça. Ficamos contentes com isso”, ressaltou o coordenador de Esportes, Jaldo Mendes.

Adriana de Sousa foi uma das pessoas que juntou a família toda e foi ao MiraFlores acompanhar a largada. “Vim para prestigiar meu esposo que compete e também a cidade que recebe este evento que é brasileiro”, afirmou.

Expectativas dos atletas – Antes de abrir a prova e seguir em 80 km de trilha, atletas do pelotão de elite falaram sobre o que esperavam da maratona.

Marcelo Mozart, 39, que veio do sul do Brasil para este competição, é um dos mais experientes. Ele é ciclista desde os 12 anos de idade. “Vim de Blumenau para competir o campeonato brasileiro aqui na Bahia. Nos últimos anos eu consegui pódio, porém esse ano estou com problema no joelho e não consegui treinar muito. Mas vamos ver o que acontece hoje, e o que vier é lucro”, comentou .

O conquistense Daniel Alves, 25, que há sete anos pratica o mountain bike, também era um dos ciclistas do pelotão de elite. “Estou bem preparado e meu foco é chegar entre os dez”, disse o ciclista na concentração.

Com menos de dois anos no mountain bike, quem tinha a esperança de surpreender e estar no pódio era a competidora Paula Regina, 23, de Ituaçu. Mas esse desejo não era irreal. Paula foi campeã baiana na modalidade em 2016 e este ano lidera o ranking. Na ocasião, a ciclista falou do seu desempenho na etapa estadual e do seu objetivo: “Foi um sonho que sempre tive, então eu lutei pra conseguir este título, treinei bastante, me abstive de algumas coisas. Estou em busca do título do brasileiro e hoje vamos tentar”.