Educação
Postado em 4 de março de 2013 as 18:33:52
Para garantir o acesso de crianças a creches e escolas de educação infantil da rede pública, o Governo Federal criou o Programa Nacional de Reestruturação e Aparelhagem da Rede Escolar Pública de Educação Infantil (ProInfância). Duzentos e vinte municípios baianos se inscreveram no projeto e foram divididos em 10 polos-regionais, que receberão visitas técnicas. Na manhã da última quinta-feira, 28, representantes dos 23 municípios que compõem o polo de Vitória da Conquista se reuniram, no Colégio Luís Eduardo Magalhães, para discutir o andamento do programa.
O secretário municipal de Educação de Vitória da Conquista, Luiz Carlos da Ibiapaba e Silva, falou sobre a importância dessa primeira reunião. “Tenho certeza de que todos estão empenhados para a implementação das políticas públicas voltadas para Educação Infantil e esse encontro é fundamental para compartilhar experiências entre os municípios envolvidos”, declarou.
Segundo a coordenadora pedagógica do Polo de Vitória da Conquista, Maria Falcão, os encontros também são uma oportunidade para discutir ações pedagógicas. “Hoje, pretendemos apresentar a proposta do ProInfância e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil”, explicou.
Já a coordenadora pedagógica da Creche Municipal Jardim Valéria em Vitória da Conquista, Maria das Graças Brito Santos, falou sobre as obras realizadas, por meio do programa. “Aqui em Vitória da Conquista, duas creches foram construídas e entregues pelo ProInfância e uma passou por uma reforma bastante significativa. As demais foram reformadas com recursos próprios da Prefeitura. Além disso, o Núcleo Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação atua no planejamento de ações voltadas para Educação Infantil”, informou.