Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
Postado em 24 de agosto de 2013 as 21:34:42 e atualizado em 26 de agosto de 2013 as 10:04:43
A abertura da Conferência Territorial de Cultural aconteceu na noite desse sábado, 24, no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, reunindo representantes de 21 municípios do Território de Identidade de Vitória da Conquista. Na oportunidade, foi discutida a temática: “Uma Política de Estado para a Cultura: Desafios do Sistema Estadual de Cultura”.
As Conferências Territoriais representam mais um importante passo para reunir os municípios baianos em torno de debates democráticos sobre políticas públicas de cultura em todo o estado. “É um momento muito importante de interlocução entre entes federativos e sociedade civil, a qual é convidada a expor seus pensamentos e suas ideias, para que possamos discutir e buscar as melhores políticas para o território”, disse o assessor especial para Juventude e Culturas Digitais da Secretaria de Cultura da Bahia (Secult), Diogo Carvalho.
A representante regional do Ministério da Cultura BA/SE, Camila Cestari, falou da temática abordada pelo evento e colocou-se à disposição para auxiliar os municípios. “Durante o encontro, vamos promover debates em torno dos desafios do sistema estadual de cultura. E estamos à disposição para subsidiar os trabalhos que vêm sendo desenvolvidos nos municípios nessa perspectiva”, afirmou.
O secretário municipal de Cultura, Gildelson Felício, que representou o prefeito Guilherme Menezes no evento, destacou a responsabilidade de todos durante a conferência. “Este é um processo de construção democrática e temos uma grande responsabilidade, porque vamos discutir e aprovar propostas que façam avançar as discussões de políticas culturais na Bahia e no Brasil. Todos nós precisamos contribuir para que as propostas aprovadas sejam cada vez mais qualificadas”, realçou.
Durante a Conferência Territorial, serão estabelecidos vínculos e articulações entre os municípios do Território de Identidade e elaborado um Plano de Ações Estratégicas para a Cultura no Território de Identidade. Haverá também eleições de delegados para as conferências Estadual e Setoriais.
A abertura do evento contou também com as apresentações culturais do artista Adriano Siqueira e do cantor Dinho Oliveira, acompanhados do maestro João Omar.
[nggallery id=72]