Desenvolvimento Social
Postado em 13 de julho de 2022 as 18:47:33
Nesta quarta-feira (13), Vitória da Conquista sediou capacitação para o preenchimento do Relatório de Acompanhamento Físico (RAF), voltada para os trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) dos municípios da região Sudoeste e Médio Rio de Contas, realizada pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) com o apoio da Prefeitura Municipal, no auditório do Cemae.
Durante sua apresentação, o coordenador da Superintendência de Assistência Social da SJDHDS, José Barttiloti , ressaltou a importância da capacitação e que ela acontece a pedido dos secretários de Assistência Social. “Este momento de capacitação sobre o RAF foi solicitado pelos secretários no Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social da Bahia (Coegemas), porque a gente não poderia mudar um instrumento de gestão como o RAF e não trazer quais foram estas mudanças. Vamos discutir essas mudanças e a importância do preenchimento deste relatório”, explicou José.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Social, Michael Farias, essa qualificação é fundamental para o desenvolvimento das ações do SUAS no território das unidades de atendimento, por isso, ela foi solicitada via Coegemas. “Com o RAF bem feito, o diagnóstico da situação das famílias atendidas nos territórios possibilitando encontrar soluções para as demandas apontadas por este instrumento, de forma pontual e localizada no sentido do prover a proteção de famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidades sociais”, explicou Michael.
Para o coordenador de Vigilância Socioassistêncial, Yuri Lima, RAF é um instrumento de gestão onde é possível visualizar todos os dados que o município produz em suas unidades de atendimento. “Aqui em Conquista, nós fizemos a junção entre o RAF e o Relatório Mensal de Acompanhamento (RMA) e criamos o Relatório Mensal Unificado (RMU), podendo veê através deste instrumento como está Vitória da Conquista e o perfil dos usuários das unidades e serviços” explicou Yuri.
A coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Vila Bahia no município de Encruzilhada, Magna Lima, considera o encontro de suma importância para assistência social do município. “O RAF é um instrumento muito complexo, com informações importantes sobre o acompanhamento das famílias do nosso território que é muito extenso. Encruzilhada tem uma zona rural muito grande, o que dificulta a coleta de informações, então o RAF nos possibilita essa visão mais objetiva de onde a gente precisa chegar, quem a gente precisa atender, por isso estávamos ansiosos por esta capacitação”, declarou Magna.