Teve início, na manhã desta segunda-feira, 19, mais uma etapa do Programa Nacional de Capacitação do Sistema Único de Assistência Social (CapacitaSuas). O programa de capacitação é uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Social e da Universidade Federal do Recôncavo (UFRB), em parceria com a Superintendência de Assistência Social da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), com o apoio da Prefeitura de Vitória da Conquista.

Mais de 120 pessoas, que fazem parte do território de identidade que tem Vitória da Conquista como polo, reuniram-se no auditório da Semtre para participar da capacitação. O objetivo é equiparar os conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias dos trabalhadores dos Fundos Municipais de Assistência Social e técnicos da Vigilância Socioassistencial do SUAS quanto ao gerenciamento dos Fundos de Assistência, bem como na identificação de indicadores sociais.

Na ocasião, a coordenadora do Núcleo de Capacitação da Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura, Sônia Helena dos Santos, deu as boas-vindas aos participantes. “Para nós, é uma honra recepcionar vocês em mais uma capacitação do SUAS, que visa aprimorar ainda mais os serviços oferecidos por todos os trabalhadores da área”, destacou.

Na capacitação, serão aplicados os módulos “Curso de Atualização em Gestão Financeira e Orçamentária do SUAS” e o “Curso de Atualização em Indicadores para Diagnóstico e Acompanhamento do SUAS” – cada um deles com carga horária de 40h. Segundo a coordenadora de Gestão do Trabalho e Educação Permanente no SUAS, Laura Bamberg, mais de 40 turmas estão sendo capacitadas em toda a Bahia. “É uma das estratégias de educação permanente, o SUAS tem seu foco no usuário, mas também no trabalhador. Por isso, investimos sempre em capacitações”, salientou.