Cláudia Cristina Pinto Santos, consultora do Ministério da Educação (MEC)

Discutir as ações referentes ao programa Mais Educação foi o objetivo da VII Reunião do Comitê Baiano de Educação Integral Integrada, realizada na última sexta-feira, 19, no auditório da Rede de Atenção à Criança e ao Adolescente. O evento reuniu representantes de vários municípios.

O Comitê Baiano tem possibilitado a reflexão e a discussão do programa Mais Educação, por meio de reuniões a cada dois meses. “É um movimento novo na educação na Bahia. Estamos em conjunto, ajudando os municípios através da multiplicação das informações. Não estamos conseguindo a educação integral em todos os lugares ainda, mas estamos desmistificando a escola enfadonha e chata que estávamos construindo e mantendo. O Mais Educação vem justamente mobilizar e transformar essa realidade”, disse a consultora do Ministério da Educação (MEC), Cláudia Cristina Pinto Santos.

Regina Lima, coordenadora municipal do programa Mais Educação

Em Vitória da Conquista, o programa Mais Educação teve início em 2009 e, hoje, está presente em 96 escolas municipais das zonas urbana e rural, com a participação de 100 articuladores e 400 monitores. “O Mais Educação possibilitou um leque de oportunidades aos nossos alunos. A prioridade é levar a eles mais informações, conhecimento e promover a integralidade no espaço escolar”, explicou a representante de Vitória da Conquista,a coordenadora municipal do programa Mais Educação, Regina Lima.

Ronilson Ferreira dos Santos, diretor da unidade escolar

Um exemplo do bom andamento do programa na rede municipal de Vitória da Conquista é a Escola Municipal Prof.ª Iza Medeiros, localizada no bairro Kadija. “Com o Mais Educação, tivemos um grande avanço de qualidade do ensino, porque o programa tem nos ajudado a minimizar os problemas de aprendizagem. Tem sido um desafio, mas os resultados são visíveis, e os alunos têm demonstrado bastante interesse”, disse o diretor da unidade escolar, Ronilson Ferreira dos Santos.

Após as discussões, os participantes do encontro realizaram um passeio pela Praça Tancredo Neves para apreciar a apresentação de alunos da rede municipal, mostrando algumas das atividades desenvolvidas nas escolas, por meio do Mais Educação.

Programa – O Mais Educação tem o objetivo de ampliar o tempo e o espaço dos alunos na escola. O programa acontece no turno oposto ao dos estudos regulares, com a oferta de atividades que abordam temas diversos, como meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e economia.