Desde o ano de 2023, a lei orgânica de Vitória da Conquista estabeleceu uma mudança nos feriados municipais, substituindo o feriado de Carnaval pelo dia de Corpus Christi. Este ano, a solenidade católica, que ocorre 60 dias após a Páscoa, será celebrada nesta quinta-feira (30).

Nessa quinta, a missa campal será celebrada às 16h, na quadra do antigo Colégio Diocesano, situada na praça Sá Barreto, no Centro da cidade. Em seguida será formada uma procissão que percorrerá ruas do centro em direção à Catedral Metropolitana.

Na alameda Dom Celso José, entre a praça Tancredo Neves e a Catedral, serão montados os tradicionais tapetes feitos de serragem, borra de café, flores e folhas, que compõem a tradição de Corpus Christi.

Prefeitura prestará apoio

A Prefeitura, através das Secretarias Municipais de Serviços Públicos (Sesep) e Mobilidade Urbana (Semob), prestará apoio à solenidade que é organizada pela Arquidiocese de Vitória da Conquista. Nesta quarta-feira (29), a Sesep fez a limpeza da área da quadra do Colégio Diocesano, onde será realizada a Missa.

Também na véspera, a partir das 18h30, uma equipe do Simtrans estará na rua Zeferino Correia, acima da Elpidio Flores, até a Catedral, para o controle do tráfego na região durante a ornamentação dos tapetes. No dia seguinte (30), os agentes estarão presentes para garantir a segurança e o fluxo adequado dos fiéis durante a procissão, a partir das 18h.

Serviços essenciais

Durante o feriado, os serviços essenciais serão mantidos, a exemplo da coleta de lixo e o transporte público. Também irão funcionar, as quatro unidades de saúde que atuam com horário estendido: Dr. Admário Santos (bairro Brasil), Régis Pacheco (Centro), Comveima e Panorama, no horário das 8h às 13h.