A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que, no período entre 22 de novembro e ontem (26), Vitória da Conquista teve 1.405 casos confirmados da Covid-19 e cinco mortes de moradores do município por complicações da infecção.

Do total de 1.405 casos, 1.330 já se recuperaram. Há  70 casos ativos (pessoas com o vírus) e a média diária no período mencionado foi de de 80,4 conquistenses com a doença.

Dos pacientes que faleceram, três eram do sexo masculino, com idades de 74 anos, 84 anos e 96 anos; e duas do sexo feminino, de 66 anos e 70 anos de idade. Todos possuíam alguma comorbidade de risco.

Notificação e cuidados preventivos

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que a população deve manter os cuidados higiênicos preventivos e recomenda a utilização da máscara, principalmente para as pessoas com imunossupressão, comorbidades e os idosos, em ambientes fechados ou que possam apresentar um maior risco de contaminação, como orienta o Ministério da Saúde.

Qualquer pessoa que esteja apresentando síndrome gripal deve procurar a unidade de saúde do seu bairro para receber atendimento ou pode fazer a notificação no site da Prefeitura (Notifica PMVC). De segunda a sexta-feira, pela manhã, a equipe fará o contato telefônico para fazer o agendamento do teste. No caso do cadastro ser realizado no fim de semana, o contato será feito na segunda-feira seguinte pela manhã. O número de telefone precisa estar correto para efetivação do contato.

A SMS reforça, ainda, às pessoas que fizerem o autoteste da Covid-19, comercializado em farmácias, informem o resultado no site de autocadastro que possui um campo específico para preenchimento. Essa ação é importante para evitar subnotificações e alimentar o sistema de informações municipal para avaliação do cenário epidemiológico.