Notícias
Postado em 27 de janeiro de 2017 as 18:42:01
Iniciativa faz parte de parceria entre o Ministério da Saúde e o Hospital Sírio Libanês, e conta com apoio da Prefeitura
Em 2017, Vitória da Conquista será uma das cidades contempladas pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS). Trata-se de uma parceria entre o Ministério da Saúde e o Hospital Sírio Libanês, que conta com o apoio local da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. Uma reunião do grupo gestor foi realizada nesta sexta-feira, 27, a fim de definir os rumos da iniciativa.
O resultado, no município, é o oferecimento dos cursos de especialização “Preceptoria de Residência Médica no SUS” e “Preceptoria no SUS”. Ambos têm, como público-alvo, pessoas que atuam como preceptores de alunos de residência, tanto na área médica quanto em outras áreas da saúde, como enfermagem, fisioterapia, odontologia, entre outras . Preceptores são professores que acompanham os alunos durante o seu período de residência.
A ideia é que os preceptores repassem aos residentes – que, futuramente, trabalharão no SUS – o conhecimento que adquirirem durante os cursos de especialização.
“A proposta é formar profissionais críticos e reflexivos, que tenham a capacidade de transformar a realidade em que eles estão atuando. Que esses profissionais, ao saírem dos cursos, sejam capazes de modificar e melhorar o SUS. E que contribuam para a transformação da realidade que a gente tem, fortalecendo o SUS”, explicou Karlla Bispo, facilitadora de aprendizagem do Instituto de Educação e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês.
‘Fortalecendo a residência’ – As aulas começam no dia 22 de março, e duram até dezembro. Serão encontros presenciais de três dias por mês. A metodologia utilizada se baseia na ideia de considerar o aluno um sujeito ativo no processo de aprendizagem. “O objetivo é formar preceptores que trabalhem com a metodologia específica de ensino e aprendizagem, para que os alunos tenham a capacidade de resolver os problemas do SUS”, informou Karlla.
A secretária municipal de Saúde, Ceres Almeida, acredita que os cursos terão resultados positivos no sistema público de saúde. “Estamos recebendo isso com muita alegria”, afirmou. “A gente vê de uma forma muito positiva a questão da formação desses preceptores. Vai fortalecer a residência médica no nosso município”, concluiu a secretária.
Em Vitória da Conquista, a iniciativa também é apoiada pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), por coordenadores de residência de hospitais da cidade e por instituições de ensino que formam profissionais para a área da saúde.
O PROADI-SUS conta com o apoio do Conselho Nacional de Secretários da Saúde (CONASS), do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e de instituições de ensino superior do país.