Já estão no Deserg o caminhão-pipa e o basculante, além do micro-ônibus que será destinado à Secretaria Municipal de Saúde

Caminhão-pipa será utilizado no abastecimento de água

Acompanhado pelo secretário municipal de Agricultura, Odir Freire, e pelo coordenador municipal da Defesa Civil, Rivaldo Gusmão, o prefeito Guilherme Menezes esteve no Deserg na tarde desta quinta-feira, 21, a fim de vistoriar os equipamentos recentemente doados ao município de Vitória da Conquista pelo Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Agrário. A frota, adquirida com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), é composta por um caminhão-pipa e um basculante, além de um micro-ônibus que deverá servir à Secretaria Municipal de Saúde.

Basculante: destinado à construção de barragens e recuperação de estradas

Com capacidade para armazenar 12 mil litros, o caminhão-pipa será incorporado à frota de veículos que percorrem diariamente a zona rural, levando água tratada às comunidades mais afetadas pelos efeitos da estiagem. Segundo o coordenador da Defesa Civil, o caminhão será enviado, inicialmente, para as localidades de Veredinha e Barrocas.

Rivaldo: “O equipamento chega num momento oportuno”

“É um equipamento que chega num momento oportuno, por conta da situação de seca que estamos vivendo”, disse Rivaldo. Com isso, a frota responsável pelo abastecimento de água, em Vitória da Conquista, passa a contar com 41 veículos.

Odir: “O PAC-2 é um programa ímpar”

Já o caminhão basculante será utilizado pela Secretaria Municipal de Agricultura em ações realizadas pelo Governo Municipal em caráter permanente, como a construção de barragens e a recuperação de estradas vicinais. Antes disso, o Governo Federal já havia doado ao município outras máquinas agrícolas: uma motoniveladora e uma retroescavadeira. “O PAC 2 é um programa ímpar. Nunca se fez isso antes, no Brasil: equipar com máquinas os municípios que se encontram em situação de dificuldade por causa da seca”, registrou o secretário Odir Freire.

‘Qualidade de vida’ – Além de ter sido contemplada com todos esses equipamentos, a Prefeitura adquiriu, com recursos próprios, cinco tratores agrícolas com arado. Com isso, o município passou a dispor de oito máquinas para desenvolver o Programa Municipal de Aração de Terras. “É uma frota importante”, ressaltou o prefeito Guilherme. “A política do Governo Federal reforça a política de cada município nesse sentido, de melhorar a qualidade de vida de toda a população”, concluiu.