Na última sexta-feira, 12 de julho, o Ministério da Saúde, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde da Bahia (Sesab), entregou para a Prefeitura Municipal Vitória da Conquista um micro-ônibus totalmente equipado e adaptado para pessoa com deficiência. O veículo será utilizado pelos pacientes do Centro Municipal de Reabilitação Física e Auditiva (Cemerf).

A iniciativa faz parte do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver sem Limite. Este projeto foi criado com a finalidade de promover, por meio da integração e articulação de políticas, programas e ações, o exercício pleno e equitativo dos direitos das pessoas com deficiência, nos termos da Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. O acesso à educação; a atenção à saúde; a inclusão social e a acessibilidade são eixos desse plano.

A Bahia, em consonância com a União, vem desenvolvendo ações estratégicas para garantir a implementação de políticas de atenção à saúde da pessoa com deficiência, como parte da Rede de Cuidado à Pessoa com Deficiência. Neste primeiro momento, a Bahia foi contemplada com dois veículos: um para atender o Centro de Reabilitação da Pessoa com Deficiência (Cepred) em Salvador e outro para Vitória da Conquista.

A coordenadora do Cemerf, Glícia Silveira, que foi a Salvador receber o veículo, informou que, mensalmente, são realizados em torno de 5 mil atendimentos. “Somos um centro de referência na macrorregião sudoeste da Bahia, que possui cerca de 2,5 milhões de habitantes. Atendemos toda esta região”.

Com informações da Sesab