O dia 31 de maio foi escolhido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como o Dia Mundial de Combate ao Fumo. Para lembrar a data, a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (Caps AD), em parceria com os alunos do Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde (PET-Saúde), realizará entre os dias 26 e 30 de maio a Semana de Mobilização do Dia Mundial de Combate ao Fumo.

As atividades acontecerão nas Unidades de Saúde, no Caps AD, em escolas e Centros de Referência em Assistência Social (Cras). O objetivo é promover o combate ao tabagismo, considerada uma doença crônica que atinge 11,3% da população brasileira – dados do Programa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) do Ministério da Saúde, referente a 2013.

Em Vitória da Conquista, as pessoas que desejam parar de fumar contam com a assistência do Sistema Único de Saúde (SUS), por meio do Caps AD e das Unidades de Saúde. Nestes espaços, existem os grupos antitabagismo, são oferecidas consultas de avaliação individual ou em grupo de apoio e fornecidos medicamentos, em forma de adesivos e gomas de mascar.

Confira a programação:

26 de maio
Exposições Abertas sobre a programação da semana e o Dia Mundial de Combate ao Fumo
Horário: das 8h às 8h30 e das 14h às 14h30
Local: Unidade de Saúde da Família e Caps AD

28 de maio
Feira de Saúde nas Unidades de Saúde da Família
Horário: das 8h30 às 10h e das 14h30 às 16h
Local: Unidade de Saúde da Família no Pedrinhas

29 de maio
Atividade de Prevenção do Tabagismo nas Escolas
Horário: 8h30 às 10h e das 13h30 às 15h
Local: Escola Orlando Leite na Urbis II em parceria com USF-CSU e CRAS Pedrinhas

30 de maio
Café da Manhã com o Grupo de Prevenção de Recaída do Tabagismo
Horário: das 8h30 às 10h30
Local: Caps AD

Caminhada temática do Dia Mundial de Combate ao Fumo.
Horário: das 16h às 18h
Local: Parque Municipal das Bateias