Articular uma rede de mobilização social ancorada na participação popular e capaz de promover ações duradouras contra a proliferação do Aedes aegypti, o mosquito da dengue, é o principal objetivo do Projeto Mobilização Social para a Prevenção e o Controle da Dengue no Estado da Bahia. O projeto está sendo desenvolvido e executado pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia em parceria com municípios baianos e com assessoria técnica e operacional da Fundação Luis Eduardo Magalhães (FLEM).

O projeto consiste em desenvolver estratégias de planejamento, gestão e comunicação para conectar pessoas com diferentes formações e visões de mundo, mantendo-as motivadas em torno de um objetivo comum: prevenir a dengue. Para isso, o Grupo Executivo de Trabalho da Dengue realiza oficinas de capacitação à população. Em Vitória da Conquista a oficina será realizada nesta terça-feira, 13. Além da oficina, o Grupo Executivo também se reuniu nesta segunda-feira,12, com a equipe de coordenadores de endemias da Secretaria Municipal de Saúde a fim de discutir sobre o problema da dengue.

Na ocasião, o mobilizador social, Bernardo Pinchemel, falou sobre o projeto: “o Projeto de Mobilização Social veio para Conquista para trabalhar justamente com a população e tentar prevenir e controlar a dengue no município. Trabalhamos juntamente com a comunidade para que o trabalho seja construído de forma ascendente, ou seja, nós vamos até os moradores de cada bairro selecionado pela Secretaria de Saúde e construímos todo o projeto com eles. E, justamente por ser construído em conjunto com a população cada um se sente responsabilizado e passa a ver a importância daquela ação que é desenvolvida nas suas casas e que passa a ser refletida no município como um todo”, afirmou.

A coordenadora municipal de Endemias, Polyanna Gusmão, avaliou a importância do projeto para o município: “esse projeto é de suma importância para Conquista, um projeto que chama a comunidade para fazer parte, junto com o poder público, dessa luta contra a dengue, porque só o poder público fazer a sua parte não adianta. Todos têm que se mobilizar, porque só com essa união seremos capazes de combater essa doença em Vitória da Conquista”, disse.

Vitória da Conquista é um dos 23 municípios baianos que participam do projeto. A Oficina de Capacitação dos Articuladores do Projeto de Mobilização Social para a Prevenção e Controle da Dengue acontecerá nesta terça, 13, das 8h às 17h30, no módulo V Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/UESB.