Notícias
Postado em 8 de abril de 2014 as 14:00:24
A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Assessoria de Controle Social da Secretaria de Saúde, está participando, entre os dias 7 e 11 de abril, da Semana Nacional de Humanização, promovida pelo Ministério da Saúde, por meio da Política Nacional de Humanização (PNH). O evento acontece de forma descentralizada em mais de 700 cidades e tem como principal objetivo a mobilização de gestores, trabalhadores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) para o debate acerca dos avanços e desafios da humanização da saúde.
No município, conselheiros locais e municipais de Saúde estão participando da atividade “Vivência no SUS”, que consiste na visita aos serviços de saúde para conhecê-los e esclarecer as dúvidas quanto ao seu funcionamento. Os conselheiros locais de saúde do distrito de Cercadinho, por exemplo, na última sexta-feira, 4 de abril, tiveram a oportunidade de conhecer três serviços de saúde: o Samu 192, a Central de Marcação de Consultas e a Ouvidoria da Saúde.
Para a conselheira Mariana Rocha Oliveira, percorrer a distância de 93 km para conhecer de perto o funcionamento de alguns serviços de saúde foi muito importante. “Penso que valeu a pena percorrer a distância entre meu distrito e a sede do município para conhecer de perto esses serviços. Gostaria que todos tivessem essa oportunidade”, revelou Mariana.
Já no dia 7 de abril, segunda-feira, um grupo de conselheiros locais e municipais de saúde visitou o Centro de Atenção Psicossocial (Caps II). No local, eles participaram de uma atividade do grupo de família do serviço e ouviram dos trabalhadores, usuários e familiares como acontece o atendimento do Caps. O grupo de família tem por objetivo o fortalecimento e adesão dos usuários.
Com reuniões todas as segundas-feiras, o grupo familiar foi fundado em 2002 – mesmo ano de fundação do serviço – e faz parte da rotina de atividades oferecidas pelo Caps II. “Aqui é um momento de fortalecimento do vínculo dos familiares com o serviço, com os trabalhadores. É um momento em que cada um ouve o problema do outro e troca experiências”, explicou a assistente social e coordenadora do grupo, Sandra Reis Matias.
Os conselheiros ouviram dos frequentadores do grupo depoimentos como o de Elza Gusmão, mãe de um usuário do serviço desde 2003. “Aqui me sinto acolhida, é onde eu encontro o apoio necessário. Participar das atividades me fortalece. Todos trabalham com muito amor”, ressaltou Elza.
Para o conselheiro usuário da Unidade de Saúde CAE II e curador da Fundação de Saúde de Vitória da Conquista (FSVC), Edvam Alves Bahia, ver de perto o funcionamento do Caps II foi motivo de muita alegria. “Devemos valorizar este trabalho que nos dá orgulho de sermos usuários do SUS. Para mim foi um prazer conhecer o Caps”, avaliou.
No dia 9 de abril, quarta-feira, outro grupo de conselheiros visitará o Hospital Municipal Esaú Matos. “Nosso objetivo com a ‘Vivência no SUS’ é fazer com que todos os conselheiros de saúde conheçam o funcionamento dos serviços para que possam falar com propriedade de cada um deles para sua comunidade. O que queremos com isso é formar multiplicadores do SUS”, explicou Suzinete Bonfim, assessora de Controle Social.
A “Vivência no SUS” faz parte da etapa de capacitação que todos os conselheiros participam após a posse.