Evento acontece de 2 a 7 de dezembro, com participação do prefeito Guilherme Menezes e da secretária municipal de Saúde, Márcia Viviane Araújo

Vitória da Conquista marcará presença na Convenção Internacional de Saúde Pública, a ser realizada em Havana, Cuba, entre 2 e 7 de dezembro. Como representantes do município, estarão presentes o prefeito Guilherme Menezes e a secretária municipal de Saúde, Márcia Viviane Araújo. A participação de Vitória da Conquista no evento é mais uma atividade vinculada ao projeto piloto Cooperação Brasil-Cuba para o Controle do Câncer.

O principal objetivo do projeto é estabelecer um novo olhar sobre o câncer, que até há pouco tempo era tratado como doença terminal e, a partir de agora, já começa a ser visto pela medicina como uma doença crônica. “Queremos que o câncer seja tratado a partir da atenção primária, com a mesma naturalidade com que tratamos outras doenças, como a hipertensão”, afirma Márcia Viviane.

Ainda de acordo com a secretária de Saúde, trata-se de uma ação ousada: “Isso é algo que vai revolucionar todo o país, e está partindo daqui de Vitória da Conquista”.

O Projeto– Vitória da Conquista foi o município escolhido para representar o país nesse projeto piloto Cooperação Brasil-Cuba para o Controle do Câncer. O Projeto Interdisciplinar e Social de Cuidado e Controle do Câncer está entre as 300 ações que fazem parte do termo de cooperação técnica entre Brasil e Cuba. A proposta de prevenção do câncer na atenção básica tem por objetivo principal trazer novas perspectivas para o controle do câncer.

A mesma proposta será implantada na cidade de Vila Clara, em Cuba, onde será realizado um intercâmbio, entre os dois países, de protocolos clínicos e abordagens do câncer.