A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, em parceria com a União, realiza a 8ª Primavera dos Museus. A Casa Memorial Régis Pacheco receberá o evento que acontece de 22 a 26 de setembro em todo o país, com o tema “museu criativo”.

Na próxima segunda, 22, às 18h, haverá a abertura da Exposição de Vinis “33 Rotações”. Já de quarta, 24, a sexta, 26, será realizado o Projeto Cineminha das Três com os filmes Som do Coração, Alma Carioca – Choro de Menino e Tainá – A origem. Ainda na quarta acontece o ensaio aberto da Filarmônica Maestro Vasconcelos. Na quinta, 25, o Conservatório Municipal de Música faz um sarau com professores e estudantes da instituição.

Encerrando a 8ª Primavera dos Museus, haverá, na sexta-feira, 26, a Noite do Vinil com um bate-papo sobre a discografia de Gal Costa intermediado pelo jornalista Ailton Fernandes. A Casa Memorial Régis Pacheco fica na Praça Tancredo Neves, nº 195, Centro.

Temática – O conceito de “museu criativo” foi sugerido como o principal estímulo à manutenção e ao desenvolvimento de cada museu, na exploração de sua capacidade de inovar-se, modernizar a gestão, diversificar iniciativas, ampliar a presença no território em que se acha inserido e atrair público.

À procura de novos “museus criativos”, a Primavera é um acontecimento relevante para o intercâmbio de experiências e conhecimentos. Prenunciam resultados a serem partilhados pelo campo brasileiro, na certeza de que o museu deve reinventar-se, permanentemente, a fim de cumprir seus objetivos na vida dos cidadãos, da sociedade e do país.