Evento debateu a garantia de direitos no fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social

Com dois representantes, um da sociedade civil e um governamental, Vitória da Conquista e a região Sudoeste da Bahia foram representadas na 11ª Conferência Nacional de Assistência Social. O evento aconteceu em Brasília, entre os dias 5 e 8 de dezembro, com o tema “Garantia de Direitos no Fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (Suas)”.

Com um público de mais de 2 mil pessoas, durante os quatro dias, foram debatidos os rumos da política de assistência social no Brasil. Uma oportunidade para os participantes conhecerem as experiências que estão dando certo em outras cidades e também para buscarem soluções para os desafios da gestão do Suas.

Representando o Governo Municipal, Michael Farias, diretor de Assistência Social ressaltou a importância da participação de todos no fortalecimento e na defesa do Suas. Para ele, as conferências são espaços que possibilitam a construção coletiva do sistema.

“A Prefeitura realizou a Conferência Municipal, onde debatemos exaustivamente a situação em âmbito local; fomos para a Estadual, onde discutimos as questões locais e estaduais; e levamos para Brasília as propostas para serem debatidas em âmbito nacional. Todos os participantes tinham um único objetivo: buscar um Suas cada vez melhor para população”, destacou Michael.

Para o representante da sociedade civil, Marcondes Oliveira, usuário do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Miro Cairo, esta foi uma grande oportunidade para defender o Suas. “Foi uma experiência exitosa: primeiro por ser inédita; segundo por saber que através dos debates travados por conta das propostas advindas dos estados, pude perceber que o anseio da maioria é de fortalecer o Suas”.

Michael Farias e Marcondes Oliveira representaram Conquista durante a Conferência