Notícias
Postado em 1 de fevereiro de 2013 as 21:40:39
Entre os dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro, em Brasília, a secretária municipal de Saúde, Márcia Viviane Araújo, representa Vitória da Conquista no Acolhimento Nacional de Secretários e Secretárias Municipais de Saúde. No evento, promovido pelo Ministério da Saúde, serão apresentadas as principais políticas e linhas definanciamentodo ministério para os municípios brasileiro.
Durante a conferência de abertura, o ministro Alexandre Padilha anunciou para os mais de 2 mil secretários presentes o investimento de R$ 1,6 bilhão do Ministério da Saúde no Programa de Requalificação das Unidades Básicas de Saúde (UBS), para construção, reforma e ampliação das Unidades. Além da disponibilização de recursos para a construção de mais Unidades Pronto Atendimento (UPA 24h) e ações, como o Brasil Sorridente e Olhar Brasil, que integram o Programa Saúde na Escola. “Mais da metade das unidades básicas de saúde do país precisam de reforma e ampliação. Nove mil reformas precisam ser feitas. Não vai faltar dinheiro do ministério pra reformar e ampliar”, afirmou o ministro Padilha.
Na oportunidade, o ministro assinou portarias que trazem melhorias e novidades à saúde, entre eles estão o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica de 2013, a universalização do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), a Requalificação das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e das UBS Fluviais.
Nesta sexta-feira (01) os secretários de saúde terão à disposição 40 mesas de atendimento e esclarecimento de dúvidas, além de 14 oficinas onde serão apresentados e debatidos temas como Construção e Reforma de Unidade Básica de Saúde, Cartão SUS, PROVAB, Rede Cegonha, UPA, dentre outros.
Com informações do site: http://portalsaude.saude.gov.br