Desenvolvimento Econômico
Postado em 3 de dezembro de 2012 as 03:04:41 e atualizado em 10 de dezembro de 2012 as 03:07:12
O programa vai reforçar as políticas públicas que já são desenvolvidas no município
A Secretaria Nacional da Juventude (SNJ) divulgou as cidades que serão beneficiadas com as primeiras unidades do programa Estação Juventude. Vitória da Conquista mais uma vez saiu na frente e foi um dos 23 municípios do país a ser contemplado com essa iniciativa. O programa tem como proposta promover a inclusão e a emancipação dos jovens, oferecendo informações sobre ações desenvolvidas para esse público e disponibilizando orientação e encaminhamento para programas sociais e serviços que garantam seus direitos.
A implantação da unidade do Estação Juventude em Vitória da Conquista é resultado de um esforço do Governo Municipal em ampliar a participação e o conjunto de ações destinadas ao público jovem. Das 68 propostas apresentadas ao Governo Federal, o município cumpriu todas as exigências e vai receber o financiamento e a orientação metodológica da SNJ para a implantação de uma unidade complementar do programa, que será implantada na Agência Municipal de Desenvolvimento, Trabalho e Renda (ADTR). A unidade complementar da Estação Juventude de Vitória da Conquista vai funcionar por meio de parceria entre as secretarias municipais de Desenvolvimento Social, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer e Educação.
Políticas Públicas– O Governo Municipal está buscando cada vez mais ampliar as políticas públicas para os jovens de Vitória da Conquista, que representam um quarto de toda população da cidade. Neste ano, uma das ações promovidas pela Prefeitura foi a criação do Festival da Juventude, evento que atende a heterogeneidade dos jovens. Durante três dias, foram realizados gratuitamente debates, palestras, apresentações cênicas, passeios ciclísticos, plantio de árvores, exposição de artes e shows com artistas locais e de renome nacional.
Há ainda no município várias ações educativas e de capacitação profissional para jovens, como o Qualifica Conquista, que oferece cursos na área profissionalizante; o ProJovem Adolescente, que hoje já conta com 38 coletivos; o ProJovem Urbano, que atende a 500 participantes. Também são realizadas ações do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) em parceria com Sistema Nacional de Empregos (Sine). Além disso, a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista tem apoiado cursos pré-vestibulares comunitários, que contribuem para que os jovens ingressem no ensino superior.