A base contará com um efetivo de 80 policiais e sistema de videomonitoramento

Na manhã desta quarta-feira, 28, foi inaugurada a primeira Base Comunitária de Segurança de Vitória da Conquista. O equipamento foi instalado no Loteamento Nova Cidade e atenderá aproximadamente 35 mil pessoas que moram nas proximidades da região. No evento, estiveram presentes autoridades políticas e policiais, e moradores da localidade.

A instalação da base provisória foi solicitada pelo prefeito Guilherme Menezes, em parceria com o deputado estadual Marcelino Galo, durante uma reunião com o secretário de Segurança Pública da Bahia, Maurício Barbosa, realizada no mês de maio de 2012. A base, instalada em módulos, tem 70m² de extensão e é composta por sala de almoxarifado, sala de comando, sala de videomonitoramento com dez câmeras, sala de meios, alojamentos, copa/cozinha e banheiros. Oitenta policiais irão compor o efetivo da base, que contará com o patrulhamento de quatro viaturas e oito motos.

O prefeito Guilherme Menezes destacou a importância do policiamento comunitário. “A polícia integrada com a comunidade vai conhecendo a realidade da população, e tem um papel que vai além da repressão. Muitos equipamentos já foram construídos neste bairro, como creches, escolas e praça. Tudo isso representa conquistas, mas, não existe qualidade de vida sem segurança pública, por isso, esse é um grande momento para Vitória da Conquista”, ressaltou.

O governador Jaques Wagner avaliou a criação do equipamento como um importante passo para a garantia da segurança dos moradores. “São muitos os benefícios da integração entre comunidade e Polícia Militar, porque a segurança é um conjunto de ações. Espero que essa base seja um avante de inspiração para essa tropa que irá ajudar muito a comunidade, com um trabalho em conjunto”.

Segundo o Capitão Hilderin, que comandará a Base Comunitária de Segurança, a importância do equipamento chega a serimensurável. “É até difícil medir a relevância dessa base. Quem pode testemunhar são aquelas pessoas que já passaram pela grata experiência de ter as suas vidas e comunidades transformadas, por meio de uma articulação de rede, tendo a Polícia Militar como uma parceira da comunidade, para tentar resolver os problemas de segurança pública de forma integrada.”

Domingos Viana

Edith Rosa

Para o comerciante Domingos Viana, que é morador do Loteamento Veloso, a base trará mudanças para a região. “Está sendo muito importante para nós porque acreditamos que a segurança irá aumentar aqui para gente”. A lavadeira Edith Rosa concordou. “Agora a gente se sente mais seguro, é uma maravilha para a nossa comunidade.”

Durante o evento, também foram entregues dois veículos que irão contribuir para melhorias no atendimento prestado à população pela Polícia Civil.