Vitória da Conquista foi uma das duas cidades da Bahia escolhidas para fazer parte do vídeo institucional que será elaborado pelos representantes do Plano Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), em virtude da experiência exitosa do município com o projeto Educando com a Horta Escolar e a Gastronomia. Na manhã desta quinta-feira, 28, a equipe da Coordenação da Alimentação Escolar, acompanhada pelos representantes do Pnae, visitaram a Creche Municipal Prascóvia Menezes Lapa, localizada no Povoado de Iguá, com o intuito de registrar algumas imagens que mostram o funcionamento do projeto na unidade escolar.

De acordo com o coordenador da Alimentação Escolar, Josenilton Pacheco, “o Governo Municipal iniciou o projeto da Horta Escolar em 2008 e, ano passado, foi inserida a gastronomia. Em todas as escolas já desenvolvemos um projeto teórico-pedagógico da horta escolar, e algumas já possuem suas próprias hortas. Tem sido fantástico o resultado do projeto porque o nosso principal alvo, as crianças, é muito comprometido e é possível ver a alegria delas ao participar efetivamente da horta e da gastronomia. Esse trabalho mostra a importância para a saúde, além de ativar o desejo delas de experimentar os variados tipos de alimentos”.

A presidente do Conselho Municipal de Alimentação Escolar, Elizabeth Ferreira, também acompanhou a visita. “Enquanto membros do conselho nosso papel é fiscalizar a alimentação escolar em todas as escolas e creches do município, verificando questões como armazenamento, conservação, quantidades necessárias, variedade de alimentos. E o município tem trabalhado de forma efetiva para garantir uma alimentação de qualidade a todas as unidades de ensino”, disse.

Em cada estado foram selecionadas as cidades que mais se destacaram no projeto. Em cada uma delas serão realizadas filmagens para a produção de um vídeo institucional, que deverá ser distribuído a todos os municípios. “Nossa intenção com o vídeo é subsidiar os municípios que ainda têm dificuldades com o projeto para que possam conhecer como o trabalho está sendo desenvolvido com sucesso em algumas localidades, além de evidenciar a sua importância para a educação alimentar, ambiental e todo o processo educativo e incentivar novas adesões em 2014”, declarou a agente do Pnae, Sílvia Leite.

Na Creche Municipal Prascóvia Menezes Lapa são produzidos alimentos como manga, limão, seriguela, abóbora, couve, alface, cebola, coentro, beterraba, mandioca. “A princípio convidamos os pais para discussão teórica sobre a importância de termos uma horta, e construímos um projeto de acordo com as necessidades da creche”, contou a coordenadora pedagógica da creche, Tânia Ribeiro.

A partir do projeto outros temas como cidadania e preservação foram desenvolvidos. “As crianças têm aprendido muito através das atividades trabalhadas em sala de aula e da manipulação dos alimentos”, explicou Tânia. “As crianças também estão em processo de construção de um livro, que registra algumas das atividades que já foram realizadas”, completou a coordenadora.

Para João Neto, que há seis meses matriculou sua filha, Júlia Vitória, na creche, a sua participação no projeto já lhe rendeu bons frutos. “Passei a compreender a importância de uma alimentação saudável e rica em nutrientes. Minha filha já entende hoje que comer certos alimentos faz bem à saúde e contribui para o seu crescimento. Eu também ajudo na manutenção da horta assim como outros pais”, relatou.