Segundo levantamento feito pelo Instituto Trata Brasil, a cidade aparece em 32ª posição em nível nacional e está à frente de Feira de Santana e Salvador, outras cidades baianas que aparecem no ranking

Vitória da Conquista é a cidade baiana que recebeu melhor pontuação do nordeste brasileiro no Ranking do Saneamento 2014*, desenvolvido pelo Instituto Trata Brasil, que realiza um diagnóstico dos principais indicadores de saneamento básico – abastecimento de água, coleta e tratamento de esgotos, perdas, investimentos, arrecadação – dos 100 maiores municípios brasileiros.

De acordo com o estudo, o município do sudoeste baiano está na 32ª colocação em nível nacional – à frente de algumas capitais como Rio de Janeiro, que aparece na 56ª posição, e Recife, a 68ª colocada. A cidade se destacou também em relação aos outros dois municípios da Bahia que aparecem no ranking: Salvador, que ocupa a 34ª posição e Feira de Santana, 67ª colocada.

O estudo indica também que a cidade avançou no que se refere ao saneamento básico em relação a 2013, quando Vitória da Conquista ocupava a 36ª posição. “Essa conquista resulta de uma política séria que investe recursos públicos visando à qualidade de vida da população. Como a própria Organização Mundial de Saúde diz: para cada real investido em saneamento, são quatro reais economizados em saúde”, salientou o prefeito Guilherme Menezes.

Investimentos constantes – Um importante avanço em relação aos investimentos neste setor foi a inauguração, em junho de 2013, da Estação de Tratamento de Esgoto Sanitário que contou com o investimento de cerca de R$ 116 milhões. O novo equipamento elevou para 85% a rede de cobertura de esgotamento na cidade.

Ainda em 2013, Vitória da Conquista foi um dos 13 municípios da Bahia contemplados com investimentos para obras de saneamento básico. O investimento é de aproximadamente R$ 25 milhões. Com isso, o sistema de esgotamento sanitário da cidade está sendo ampliado com mais de três mil ligações domiciliares.

*A base de dados consultada foi extraída do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) 2012 da União.