Desenvolvimento Social
Postado em 19 de maio de 2025 as 16:30:24
A Prefeitura de Vitória da Conquista segue reconhecida nacionalmente pelo trabalho desenvolvido para a proteção de crianças e adolescentes. Nesta, segunda-feira (19), o Centro Integrado de Direitos da Criança e do Adolescente (Cidca) e o Complexo de Escuta Protegida do município foram destaques no IV Encontro Nacional dos Centros de Atendimento Integrado às Crianças e Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência, realizado em Brasília.
O evento faz parte da programação oficial da Semana Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, promovida pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) e conta com a participação de gestores públicos de diversos locais do país, tendo como objetivo fortalecer o Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente.

O evento também foi transmitido online
Representando o município, estiveram presentes o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Michael Farias, e o coordenador da Rede de Atenção e Defesa da Criança e do Adolescente (Radca), Jerry Lavelle. As apresentações são uma forma de compartilhar conhecimentos, permitindo o aprimoramento dessas políticas públicas, além de inspirar outras localidades na implementação de centros de atendimento integrados ao redor do Brasil.

Michael Farias
Durante sua apresentação, o secretário Michael Farias destacou como o Cidca é mais do que um espaço que reúne serviços, ele é um centro capacitado para garantir a proteção integral de crianças e adolescentes. Ele também compartilhou a experiência de Vitória da Conquista com a criação do Complexo de Escuta Protegida, destacando os desafios enfrentados, as estratégias adotadas e os resultados alcançados nesse caminho. “Hoje, somos uma referência reconhecida nacionalmente, e poder compartilhar isso com outros municípios nos motiva a continuar aprimorando nossas ações. A troca de experiências, como esta, nos ajuda a identificar nossos avanços e aprimorar os pontos que ainda precisam ser fortalecidos. Espero que o nosso trabalho possa inspirar outros municípios”, afirmou o secretário.
A Semana Nacional, da qual o evento faz parte, é uma referência aos 25 anos de mobilização do 18 de Maio, que é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. As atividades da Semana buscam incentivar o diálogo intersetorial e interinstitucional sobre os avanços e desafios no enfrentamento às violações de direitos humanos de crianças e adolescentes, especialmente as violências sexuais.
A programação da semana segue até quinta-feira (22), promovendo intercâmbio de experiências e proposição de diretrizes para a implementação dos centros de atendimento integrado como política pública de Estado no Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.