O acordo de cooperação com o Ministério das Comunicações foi assinado nesta terça, 29, pelo prefeito Guilherme Menezes

Em viagem a Brasília, o prefeito Guilherme Menezes assinou nesta terça-feira, 29, um acordo de cooperação técnica com o Ministério das Comunicações. Com isso, Vitória da Conquista tornou-se oficialmente um dos 80 municípios brasileiros selecionados para fazer parte do Projeto de Implantação e Manutenção das Cidades Digitais.

O principal objetivo do projeto é possibilitar uma maior modernização da gestão municipal, conectando os órgãos públicos através da Internet e oferecendo à população um acesso mais ágil aos serviços do Governo Municipal, utilizando-se da web.

O projeto é fruto de uma parceria entre a Prefeitura, a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a Universidade Federal da Bahia (Ufba) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba). O município será beneficiado com a implantação de 18 quilômetros de fibra ótica, com 17 pontos de acesso à Internet – nos quais estarão incluídos todos os serviços da Administração Municipal, além das instituições públicas de ensino superior.

Segundo o coordenador do Núcleo de Tecnologia da Informação, Gilberto Veroneze, a infraestrutura será montada por uma empresa já contratada pelo Ministério das Comunicações, via licitação. Essa mesma empresa operará a rede e oferecerá garantia de funcionamento durante um ano. Ao fim desse período, o sistema ficará sob a responsabilidade de uma equipe de técnicos do próprio município. Outro legado importante, também destacado pelo coordenador, será a transferência de tecnologia.

Ampliação – “Esse projeto será muito bom para o município. Com isso, o que já está sendo feito aqui será ampliado ainda mais”, sintetiza Veroneze, referindo-se a outro projeto, iniciado em 2011 por iniciativa da própria Prefeitura Municipal: o Cidade Digital. A temática é semelhante ao projeto piloto do Governo Federal: interligar os equipamentos públicos municipais, como escolas e unidades de saúde, através da Internet.

O projeto municipal está em andamento. Todos os serviços públicos que funcionam em órgãos externos à sede da Prefeitura já estão interligados, por meio da web. As próximas etapas do Cidade Digital incluem a extensão do sinal de Internet às praças públicas urbanas e à zona rural do município.