O câncer de mama é uma das principais causas de morte de mulheres em todo o mundo. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), no Brasil, são identificados, a cada ano, cerca de 50 mil novos casos. Em Vitória da Conquista, para 2014, estimam-se 28 novos casos para cada grupo de 100 mil mulheres.

E é para ressaltar a importância da prevenção ao câncer de mama que Vitória da Conquista, a partir dessa quarta-feira, 1º de outubro, integrará o movimento internacional Outubro Rosa. Para tanto, a Prefeitura e a Polícia Militar desenvolverão o “Conquista Rosa” – uma série de atividades voltadas para a prevenção desta doença e para alertar sobre a importância do diagnóstico precoce.

“Nosso objetivo é envolver a comunidade e, principalmente, alertar as mulheres sobre os principais sinais e sintomas do câncer de mama – uma doença grave que, a cada ano é responsável pela morte de milhares de mulheres em todo mundo”, comentou a secretária de Saúde, Márcia Viviane de Araújo.

O Outubro Rosa conta com o envolvimento de empresas particulares e da Polícia Militar, que entrou como parceira do projeto em 2013. As atividades serão realizadas nas unidades de saúde do município e envolverão caminhadas, capacitações, atividades em praças e igrejas, além da iluminação de espaços públicos, na cor rosa.

Confira o cronograma das atividades (sujeito a alterações):

Data

Horário/Local

Atividade

01/10

8h30

Blitz educativa

Panfletagem

Entrega de laços

14h

Capacitação de profissionais da Atenção Básica no Controle do Câncer de Mama

18h

Iluminação dos monumentos da cidade e fachadas das empresas parceiras

18h30

Missa na Igreja das Graças

08/10

Dia “D” – Praça 9 de Novembro

Mini-palestra

Roda de conversa

Ações dos diversos segmentos da saúde

15/10

(Local e horário a serem definidos)

Palestras dos oncologistas, mastologistas e psicólogos.

22/10

(Local e horário a serem definidos)

Atividade educativa e lúdica

01/11

15h,Praça da Juventude

Encerramento das atividades do Outubro Rosa, com caminhada, e início do Novembro Azul