O plano será concluído até o próximo mês de abril

Vitória da Conquista está dando mais um importante passo a fim de garantir cada vez mais moradia digna para a população. Já está em fase de elaboração no município o Plano Local de Habitação de Interesse Social/PLHIS – conjunto articulado de diretrizes, objetivos, metas, ações e indicadores que caracterizam os instrumentos de planejamento e gestão habitacional.

Na manhã desta quinta-feira, 29, o PLHIS foi apresentado minunciosamente à equipe da Administração Municipal pela empresa Latus Consultoria, Pesquisa e Assessoria de Projetos. A empresa, composta por profissionais com foco no desenvolvimento de projetos de gestão de políticas públicas, venceu um processo de licitação do Governo Municipal e será a responsável pela elaboração do plano em Vitória da Conquista.

Conforme o prefeito Guilherme Menezes, o PLHIS vai reforçar os programas habitacionais já existentes no município. “Vitória da Conquista sempre tem buscado sair na frente para não perder nenhum desses programas que são verdadeiramente de interesse social”, ressaltou.

Durante a apresentação, feita na Rede de Atenção e Defesa à Criança e ao Adolescente, os gestores conheceram as equipes que atuarão no município e as etapas do PLHIS, compostas pela definição de metodologia de trabalho, diagnóstico e estratégias de trabalhos. Essas etapas resultarão em um conjunto de diretrizes e instrumentos de ação e intervenção para o setor da habitação de interesse social de Vitória da Conquista.

O PLHIS vai permitir traçar um quadro de necessidades habitacionais e definições de políticas. “O plano será um documento muito importante para o município do ponto de vista do planejamento e do diagnóstico nessa área de habitação”, declarou o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Miguel Felício.

Os trabalhos para elaboração do Plano Local de Habitação de Interesse Social começaram nessa terça-feira, 28. O prazo para finalização está previsto para abril de 2013. Segundo a Latus, o evento público de lançamento do PLHIS ocorrerá no dia 11 de dezembro, às 18h30. O local ainda está sendo definido.

É a partir da elaboração do PLHIS que o município planejará a política municipal de habitação de interesse social. Conforme a arquiteta e urbanista da Empresa Latus, Grace Machado, o plano constituirá um trabalho de planejamento estratégico que incluirá levantamento de dados, informações, formulação de documentos e relatórios entre várias outras fases. “Em um primeiro momento vamos elaborar um diagnóstico retratando toda realidade habitacional do município”, reiterou.

Legislação Federal– O PLHIS é um instrumento de implementação do Sistema Nacional de Habitação Interesse Social (SNHIS), instituído pela lei federal11.124/2005com o intuito de promover o planejamento das ações do setor habitacional de forma a garantir o acesso à moradia digna. “O objetivo final é produzir casas e promover a inclusão social”, enfatizou Grace.