Notícia Destaque
Postado em 17 de janeiro de 2014 as 08:26:52
Com objetivo de promover a saúde, a prevenção e a redução de mortes prematuras por doenças crônicas não transmissíveis, a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, aderiu ao Programa Academia da Saúde, do Ministério da Saúde. Com isso, a cidade foi contemplada com duas academias que estão sendo construídas nos bairros Vila Serrana e Brasil.
Cada academia contará com uma área externa de 450 m² e área construída de 112,55 m², onde a comunidade terá acesso a equipamentos de ginástica, sala de convivência, sanitários masculino e feminino, sala de acolhimento, área de circulação e área verde. Em cada espaço, serão investidos mais de R$170 mil do Ministério da Saúde. “As obras estão seguindo o cronograma, cuja execução das obras está prevista para seis meses”, esclareceu o engenheiro civil da Prefeitura, Bruno Palladino, que acompanha as obras.
Os novos espaços serão administrados pela Diretoria de Atenção Básica, por meio do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf). Eles contarão com um profissional de nível superior, que gerenciará as atividades promovidas na academia, como práticas corporais, atividades físicas, práticas artísticas, promoção de atividades de segurança alimentar e nutricional e de educação alimentar.
Com as obras mais adiantadas, a Academia da Saúde da Vila Serrana já desperta ansiedade na comunidade que mora próxima à obra. “Essa academia proporcionará ainda mais a valorização do local, bem como da juventude. Ela trará benefícios para a saúde de todas as pessoas que utilizarem esse equipamento, principalmente, com relação a evitar as doenças que existem hoje em dia ligadas à obesidade mórbida, pressão alta”, salientou omorador do bairro Senhorinha Cairo,Ricardo Paim.
Já a Academia da Saúde do bairro Brasil, que teve a obra iniciada no dia 6 de janeiro, está despertando a curiosidade dos moradores. “Ela contará com uma sala de convivência, o que será muito bom para nossa comunidade, também terá equipamentos de ginástica para prática de exercício, o que contribuirá para nossa saúde”, ressaltou Haroldo Menezes, morador da Avenida Recife, no Bairro Brasil.
A Academia da Saúde será mais um espaço de promoção à saúde e auxiliará as equipes das unidades de saúde na prevenção e no controle de doenças, como hipertensão arterial, colesterol alto, diabetes, obesidade e tantos outros agravos que podem ser evitados por meio da prática de exercício físico”, ressaltou a secretária de Saúde em exercício, Karine Brito.