Notícias
Postado em 17 de maio de 2025 as 10:00:09
Na tarde dessa sexta-feira (16), o município de Vitória da Conquista participou do 5º webinário da série Atualiza e-SUS APS, em que foi apresentada a Trilha do Gestor em Saúde do Educa e-SUS APS. A representante do município foi Maria Clara Costa, coordenadora da Área Técnica da Saúde do Adulto e do Idoso, que expôs a experiência de implantação da trilha na gestão de saúde municipal.
O Educa e-SUS APS é uma oferta nacional de educação permanente em saúde digital para a Atenção Primária à Saúde (APS). A trilha formativa foi pensada para apoiar gestores no uso estratégico das ferramentas do sistema, contribuindo para qualificar as informações em saúde, aprimorar o processo de cuidado e fortalecer a gestão territorial.
O evento, que foi transmitido on-line por meio do YouTube, teve fala de abertura institucional do coordenador-geral de Inovação e Aceleração Digital (CGIAD/Saps/MS), Rodrigo André Cuevas Gaete. “A gente precisa trazer para os gestores do SUS, o ecossistema do e-SUS APS. O que é preciso entender dos cursos de saúde digital, o funcionamento da plataforma, os objetivos que almejamos alcançar”, afirmou o coordenador.
Representando a equipe do Educa e-SUS APS, a professora da UFMG, Zilma Reis, explicou os recursos oferecidos pela plataforma e os benefícios que sua utilização trazem para a gestão da saúde pública. “Vocês, gestores, desempenham um papel estratégico na transformação digital do sistema de saúde brasileiro. É importante utilizar a tecnologia digital para os desafios do sistema de saúde pública, com foco na qualidade dos dados. Dados qualificados geram informação, conhecimento, gestão de qualidade e transformação social”.
Segundo dados oferecidos durante o webinário, já são 4.533 municípios brasileiros alcançados pelas capacitações oferecidas pelo Educa e-SUS APS, com 28.455 profissionais certificados nos primeiros 18 meses da plataforma.
Técnica de APS da CGIAD/Saps/MS, Vania Priamo esclareceu o conteúdo programático da Trilha do Gestor em Saúde, esclarecendo a composição dos cursos, destacando a importância da inovação digital na administração e organização da Saúde nos municípios, a preocupação com a cibersegurança e a proteção dos dados, e a utilização dos recursos do Educa e-SUS APS.
- Rodrigo André
- Zilma
- Vânia
Experiência de Vitória da Conquista
No momento reservado para a partilha das experiências dos municípios, Maria Clara Costa, coordenadora da Área Técnica da Saúde do Adulto e do Idoso, apresentou a importância da cultura digital e da educação permanente para o fortalecimento da gestão de saúde em Vitória da Conquista.
De acordo com dados apresentados pela coordenadora, Vitória da Conquista conta com 46 unidades de atenção primária somadas nas zonas urbana e rural. Sendo o município uma referência em saúde para as regiões sudoeste da Bahia e norte de Minas Gerais, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) iniciou a qualificação dos profissionais da área por meio do Educa e-SUS APS em 2023. Desde então, ações formativas são realizadas mensalmente pela SMS, com planejamento construído de forma coletiva e articulada. Entre os benefícios já observados, Maria Clara apontou para a melhoria no uso dos sistemas de informação (como o prontuário eletrônico), a ampliação da capacidade de coleta e processamento dos dados de saúde, além da integração entre monitoramento, planejamento e avaliação de políticas públicas.
“Conseguimos constatar muitos resultados, como a qualificação do processo de supervisão das equipes que atuam na atenção primária. Isso permite uma tomada de decisão mais qualificada e contextualizada, por conta da vasta extensão do nosso território e de sua diversidade. Então, esse apoio da tecnologia digital nos auxilia no fortalecimento da gestão, aprimorando o cuidado com as pessoas e com os nossos profissionais, melhorando todo o processo de trabalho da atenção primária”.

Maria Clara
Entre os próximos passos previstos pelo Governo Municipal na integração digital do sistema de saúde, a coordenadora elencou a valorização do Meu SUS Digital como eixo estratégico para qualificação do cuidado e da gestão na atenção primária à saúde, bem como ações educativas pra fomentar a importância da plataforma como ferramenta de cuidado, e não apenas um registro burocrático. “Hoje em dia os usuários do sistema de saúde também acessam o Meu SUS Digital, conseguem ver o seu próprio prontuário, então o nosso registro precisa ser qualificado para que essa pessoa entenda sua situação, o trabalho das nossas equipes, e reconheça a importância na tecnologia nos cuidados de saúde”, completou Maria Clara.
O município de Canaã dos Carajás/PA também compartilhou os benefícios do uso do Educa e-SUS APS, por meio de fala da coordenadora dos ciclos de vida Marcela Oliveira Nunes.
Trilha do Gestor em Saúde
A trilha debatida no webinário tem como público-alvo profissionais da gestão em saúde (Gerentes de Unidades de Saúde e Pessoas na Gestão da APS). Realizada na modalidade EaD auto-instrucional, com carga horária total de 80h, a Trilha do Gestor em Saúde é dividida em três cursos: Aceleração para Saúde Digital na APS, Registro na APS e Segurança digital, e Sistema e-SUS APS para pessoas na gestão de saúde. As trilhas são atualizadas periodicamente.
Sobre o Educa e-SUS APS
Plataforma de cursos aberta e gratuita, com emissão de certificados pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pelo Ministério da Saúde (MS), o Educa e-SUS APS conta com sete trilhas formativas, dedicadas a diferentes perfis profissionais, aproveitando a tecnologia digital como um recurso estratégico para levar serviços de saúde mais próximos do cidadão, além de promover a integralidade do cuidado e ampliar o acesso à assistência de qualidade.