Atualmente, a Rede do Sistema Único de Vitória da Conquista é composta por 333 médicos contratados pela Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista

O Dia de São Lucas, protetor dos médicos, marca no Brasil e em outros países como Portugal, França e Estados Unidos, o Dia do Médico – profissional responsável pela saúde da população, da prevenção à cura. Segundo dados do Conselho Federal Medicina (CFM), essa categoria profissional soma cerca de 400 mil médicos formados no país ou que aqui tiveram seus diplomas legalmente revalidados.

Em Vitória da Conquista, até o mês de setembro, a Prefeitura tinha em sua folha de recursos humanos 333 médicos que atuam nas ações ordenadas pela Secretaria de Saúde e pela Fundação de Saúde de Vitória da Conquista (FSVC).Esses profissionais prestam assistência em 38 equipes de saúde da família, nas 7 unidades básicas de saúde, no Hospital Municipal Esaú Matos e nos serviços de atenção especializada, como o Cemerf, e Cemae, na Central de Regulação e Marcação de Consultas, auditoria, pronto atendimento do Unimec. Há ainda os que atendem a comunidade na rede privada credenciada ao SUS.

Na rede municipal de Saúde de Vitória da Conquista, os médicos colaboram desde a gestão ao atendimento nos serviços oferecidos à população pela Gestão Municipal.