Vitória da Conquista, principal município do sudoeste baiano, completa 172 anos de emancipação política, nesta sexta-feira, 9. Graças a ações articuladas entre o poder público e o setor privado, a cidade transformou-se em um grande polo de comércio e serviços, e também em um dos principais polos de saúde e educação do estado. Conquista é hoje a terceira maior cidade da Bahia, com uma população de mais de 300 mil habitantes, distribuída entre a sede e onze distritos rurais, formados por 284 povoados. É um dos principais municípios do nordeste em crescimento populacional e econômico.

A cidade polariza cerca de 80 municípios da região e do norte de Minas Gerais –aproximadamente de 2 milhões de pessoas – consolidando-se como referência para mais de 2,5 milhões de pessoas nas áreas de comércio e serviços. Em 2010, Conquista foi apontada como a segunda cidade que mais cresce no estado, a terceira entre as do interior do Nordeste e a sétima mais importante entre as cidades médias brasileiras. Além disso, Vitória da Conquista possui a sexta maior economia da Bahia, com participação de 2,29% no PIB do Estado. Todo esse crescimento ocorre de forma planejada, aliado ao desenvolvimento social, econômico e humano da população.

Investimentos públicos promovem qualidade de vida – Nos últimos dez anos, os investimentos públicos investidos no município cresceram mais de 300%, resultando na ampliação de programas e serviços e na realização de obras que melhoraram a vida dos conquistenses. Na área de educação, as escolas municipais possuem infraestrutura adequada para atender alunos e professores, não faltam vagas, transporte escolar e merenda de qualidade. O ensino superior também se destaca, com a presença de universidades federais, estaduais e particulares, que atendem aproximadamente 12 mil estudantes de diversas regiões do país. A Rede Municipal de Saúde, por sua vez, se consolidou como uma das mais completas entre as cidades médias do Brasil. A assistência é garantida nas zonas urbana e rural, desde a atenção básica até a média e alta complexidade.

Já as obras de infraestrutura feitas pela Administração Municipal estão transformando Vitória da Conquista em uma cidade cada vez mais atraente para novos empreendimentos. Desde 2009, 402 vias já foram asfaltadas e em outras 161 os trabalhos já estão em andamento. O início das obras de pavimentação em outras ruas e avenidas da cidade já está previsto no cronograma do Governo Municipal.

A questão da mobilidade urbana é outra prioridade. A Prefeitura investe na implantação de ciclovias e ciclofaixas no sistema viário da cidade, como uma alternativa segura para o deslocamento da população. A zona rural também recebe atenção especial do Governo Municipal, que investe na construção e manutenção de aguadas e barragens e oferece incentivos para o desenvolvimento da agricultura familiar. A população em situação de vulnerabilidade social é atendida por programas, projetos e serviços que buscam garantir direitos essenciais. E novas conquistas já estão por vir, entre elas o Shopping Popular, o projeto da construção da Barragem do Rio Pardo e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAS).