Mais que uma atividade física ou um meio de transporte, para algumas pessoas a bicicleta representa um estilo de vida e serve para cuidar do corpo e da mente de quem dela se utiliza e também da sociedade e do planeta, pois traz uma série de benefícios a exemplo da não poluição ambiental. E é como forma de reconhecimento a esses cidadãos que trafegam de bike por Vitória da Conquista, que hoje, 15 de novembro, é celebrado o Dia Municipal do Ciclista. A lei nº 1.744/2011 que instituiu tal data foi proposta pelo então vereador Gildásio Silveira.

Mas no município, o ciclista não é só lembrado em um dia específico como esse. A Prefeitura Municipal entendendo a importância da mobilidade urbana e da segurança no deslocamento das pessoas que utilizam esse meio de transporte tem implantado ciclovias e ciclofaixas em vários pontos da cidade, a exemplo das que existem nas avenidas Juracy Magalhães, Joana Souza, Luís Eduardo Magalhães, Olívia Flores, Paraná e Jadiel Matos.

Luis Alberto Sellmann

André Ará

São pouco mais de 23km de faixa exclusiva para os ciclistas que promovem o trânsito sustentável e fazem de Vitória da Conquista o município com a maior extensão de vias cicláveis do interior da Bahia e uma das maiores entre as cidades médias brasileiras. “A cidade absorveu muito bem essa iniciativa. Com isso, continuaremos integrando essas vias cicláveis”, explicou o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Luis Alberto Sellmann.

Cicloativista e fundador do movimento Ciclomobilidade, do qual é representante no Conselho Municipal de Mobilidade Urbana, André Ará afirmou ressaltou a importância da data. “Hoje é um dia para celebrar e também para conscientizar a população, principalmente as futuras gerações sobre a importância do uso da bicicleta e do respeito que se deve ter no trânsito”, destacou.