Vitória da Conquista aderiu ao Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2017-2020. Na manhã desta sexta-feira, 28, o prefeito municipal Herzem Gusmão assinou o termo de adesão à premiação destinada aos municípios do Semiárido e da Amazônia.

Na ocasião, Herzem destacou a intersetorialização do Governo Mais Perto de Você, o que potencializa as ações: “Tenho satisfação pelo nosso governo. As secretarias de Desenvolvimento Social e Educação estão entrosadas. Para avançar e reduzir esses índices graves e lamentáveis de violência é preciso a presença do Governo, precisamos cuidar da Educação e da Cultura. E digo com segurança: nós não iremos decepcionar nossa terra. Estamos preparando Conquista para os seus 200 anos”.

“Quando fala de Selo Unicef, eu me emociono, pois a assinatura deste termo demonstra o compromisso do governo com a questão da criança e do adolescente. Em nome do Conselho, nós agradecemos ao prefeito por ter assinado o termo com a responsabilidade de avançar mais na área da criança e do adolescente”, disse a presidente do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), Leda Freitas.

O juiz da Vara da Infância e Juventude, Juvino Brito, agradeceu a forma tranquila de entendimento com a Administração Municipal. “Enquanto puder, procurarei fazer o que me cabe para construção maior do que necessitamos”, afirmou o magistrado. “É importante que o município avance nas políticas para que conquistemos o Selo”, observou o promotor de justiça da Infância e Juventude, Marcos Coelho, que ainda elogiou: “Os eventos realizados por esta gestão mostram o compromisso com a qualificação profissional de sua equipe. Nunca foram oferecidos tantos cursos”.

Na oportunidade, o diretor de Assistência Social, Michael Farias, anunciou os nomes da articuladora e da mobilizadora social escolhidas para mobilizar prefeitura, secretarias, parceiros e comunidade para implementar as ações previstas na metodologia do Selo. A articuladora será a coordenadora da Rede de Atenção e Defesa da Criança e do Adolescente, Camilla Fisher, e a mobilizadora social, a técnica da Coordenação Municipal da Juventude, Melry Rocha Amaral.

A solenidade de assinatura ocorreu no Salão Nobre do Gabinete Civil e contou também com a presença da delegada do Núcleo da Criança e Adolescente da Polícia Civil Rosilene Moreira, presidente da Câmara de Vereadores, Hermínio Oliveira; da secretária municipal de Desenvolvimento Social, Irma Lemos, demais secretários e coordenadores municipais, vereadores, conselheiros tutelares e representantes de entidades socioassistenciais voltadas a criança e ao adolescente.

Selo Unicef – é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF, para estimular os municípios a implementarem políticas públicas para diminuir as desigualdades e garantir os direitos das crianças e dos adolescentes previstos na Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

A metodologia do Selo inclui Ações Estratégicas (o que os municípios precisam realizar) e Indicadores de Impacto Social (os resultados que os municípios precisam melhorar) relacionados aos direitos à saúde, educação, proteção e participação social de crianças e adolescentes.

Os municípios são agrupados, dentro de seus Estados, considerando suas características demográficas e socioeconômicas. Durante cada edição do Selo, o UNICEF capacita gestores e técnicos das secretarias municipais e conselheiros de direitos e adolescentes para qualificar a elaboração e execução das políticas públicas e para estimular que elas continuem após o fim de cada edição.